Comentários sobre o conteúdo BR Press
Caros leitores,
Este é um exemplo de página publicada com seus comentários (posts) – que serão públicos, ou seja, vistos por todos que acessarem este blog, após aprovados pelos editores. Todos os posts serão publicados, menos aqueles considerados ofensivos e aqueles que pedem sigilo, seja por vontade do leitor, por serem constrangedores ou mesmo por risco de invasão de privacidade.
Enviar por e-mail | Hits para esta publicação: 7952
C aros,
Sobre o artigo Goiaba Vermelha Superstar esqueceu-ce de dizer que a produção de goiaba é uma das que mais requerem pesticidas. Será que a Doutora poderia examinar além dos nutrientes também a quantidade de pesticida contido na goiaba?
Obrigada
Comentário de Maria Eunice Crispim — 13 de Março de 2007 @ 19:59
Cara Maria Eunice,
Estamos contatando Dra. Sylvana Braga sobre seu questionamento e em breve postaremos a resposta.
Abraço,
Juliana Resende
- editora-executiva -
Comentário de admin — 1 de Abril de 2007 @ 07:42
Cara Maria Eunice, eis a resposta à sua pergunta sobre o artigo:
NUTRIÇÃO – Goiaba vermelha superstar
http://www.brpress.net/educacao.asp?cod=714
“Não existem estudos neste sentido.
Mas uma boa medida é lavá-la bem com escova e deixá-la em vinagre antes de consumir.
Saudações
Dra Sylvana Braga”
Comentário de admin — 3 de Abril de 2007 @ 09:22
Caros leitores,
No texto publicado sobre hepatite alcoólica no canal de Saúde
(http://www.brpress.net/educacao.asp?cod=728 )
foi dito, de acordo com informações da Majmaluf Assessoria de Comunicação, que o ex-jogador Maradona está com CIRROSE alcóolica, quando o dignóstico correto é HEPATITE alcóolica.
Juliana Resende
- editora-executiva -
Comentário de admin — 5 de Abril de 2007 @ 09:05
Boa noite,
Prezado senhores,
Tive o prazer de assistir esta crônica musical no Maksoud Plaza onde fiquei impressionado com a produção e a recuperação de todo o material.
o show posso garantir que é algo maravilhoso e nunca havia visto em minha vida.
Meus siceros parabéns a todos os participantes desta produção e principalmento ao idealizador o Sr. Henry Maksoud. Sua genialidade é algo impar.
Levi Rodrigues
TL Operadora de Viagens
Comentário de LEVI RODRIGUES — 16 de Abril de 2007 @ 20:20
Caro Levi,
Obrigado pelo seu comentário testemunhal. O repórter Guilherme Bryan também gostou do espetáculo.
Abraço,
Juliana Resende
- editora-executiva -
Comentário de admin — 16 de Abril de 2007 @ 20:29
Cara Juliana, adorei seu comentário sobre “Um espartano que vale por 300″!
Ficou ótimo e realmente é tudo o que a mulherada vê, pensa e principalmente sente quando vê aquela coisa maravilhosa do Gerry aparecer na tela… Ele é simplesmente irresistível, assim como seu verdadeiro e espirituoso comentário sobre o filme, uma verdadeira ode ao delírio visual e maravilhosamente delicioso… Vai ser GOSTOSO assim lá no raio que o ESPARTA, Puxa Vida!!! Quem dera eu lá em Esparta pra ver aquela delícia em carne e osso (muito mais carne,não é?)
Comentário de Eliane — 23 de Maio de 2007 @ 17:43
Oi Eliane, obrigado! O Gerard Butler merece!
Você é a segunda leitora que comenta um texto meu sobre ele e isso é muito divertido! O cara é lindaço e talentoso e eu adorei essa sua “Vai ser GOSTOSO assim lá no raio que o ESPARTA!!!!”.
Valeu pelo comentário inspirado (o Gerry é realmente inspirador!).
Espero que acompanhe e comente mais nosso trabalho.
Bjos,
Juliana Resende
Comentário de admin — 25 de Maio de 2007 @ 11:44
Eu sou estudante de jornalismo e li uma notícia em que sobre os cantores Paolo Nutini e Mick Jagger, um dos fundamentos do jornalismo é pesquisar antes de escrever, e vocês escreveram sem pesquisar que Paolo Nutini (talvez pelo nome) é italiano, mas, ele é escocês. Como bons jornalistas é legal rever antes de publicar, ou dizer que erraram.
Comentário de Laura Bergamo Braga — 25 de Junho de 2007 @ 16:07
Cara Laura,
Obrigado por seu alerta.
Sim, apesar do nome italianíssimo, Paolo Nutini nasceu e cresceu em Paisley, na Escócia. O texto está corrigido.
Abraço,
Juliana Resende
- editora-executiva -
Comentário de admin — 26 de Junho de 2007 @ 23:39
Cara Editores da BRPress,
Parabéns pela publicação da matéria do Pedro Keppler na última quinta (26/7/7) sobre a Ludus e os seus jogos de tabuleiro modernos em São Paulo.
Lembro que, para as pessoas interessadas nesse tipo de jogo fora de São Paulo há a Jogos a Jato, que foi a primeira loja virtual do país a se especializar nesses jogos de tabuleiro modernos, em operação desde maio/2007. Com o jogo em mãos, basta reunir a turma e nem sentir o tempo passar!
Abraços,
Ricardo Stumpf
Brasília - DF
Comentário de Ricardo Stumpf — 27 de Julho de 2007 @ 15:06
Caro Ricardo,
Também adoramos publicar esta matéria, principalmente por sermos os primeiros.
E temos o maior interesse em conhecer a Jogos a Jato.
O repórter Pedro Keppler vai postar um comentário sobre seu simpático toque.
Um abraço,
Juliana Resende
editora-executiva
Comentário de admin — 27 de Julho de 2007 @ 15:23
Oi Ricardo,
Muito obrigado pela dica.
Fico contente que a matéria tenha lhe agradado.
Abraço,
Pedro Keppler
Comentário de Pedro Keppler — 27 de Julho de 2007 @ 16:27
Muito interessante a matéria “Jogos na Noite”, com uma opção diferente de lazer que une diversão e cultura.
Comentário de Arlene Maia — 29 de Julho de 2007 @ 22:56
Cara Arlene,
Muito bom que gostou!
Abraço,
Juliana Resende
editora-executiva
Comentário de admin — 6 de Agosto de 2007 @ 15:12
Muito bom!
Evandro.Net( poker, tiss)
Comentário de Evandro.Net — 8 de Setembro de 2007 @ 14:40
Juliana,
parabéns pela nova jornada.
Seu trabalho é sempre ótimo.
Você está em Londres ou São Paulo?
Me mande um e-mail para
não nos perdermos no caminho…
Um abraço e muito sucesso.
Tatiana
Comentário de Tatiana Farah — 18 de Setembro de 2007 @ 13:25
Querida Tatiana,
Sim estou no Reino Unido, morando em Belfast, concluindo meu mestrado em Conflitos e Processos de Paz.
A BR Press tem representação em Londres e eu vou sempre que posso a essa cidade fascinante.
Tenho saudades dos tempos do Municipal – fizemos um trabalho bacana para o Teatro, não?
Tenho também acompanhado seu trabalho em O Globo, com orgulho de colega!
Obrigado pelo carinho e força, e, não, não vamos nos perder no caminho.
Bjos,
Juliana Resende
Comentário de admin — 7 de Outubro de 2007 @ 16:10
A matéria onde diz que os comentários da Tv globo em relação ao aquecimento global está confusa!! Acredito que o aquecimento global é realmente uma farsa, moro na rodovia Transamazônica e vejo que a qualquer momento teremos que mudar daqui, pois não se pode fazer mais nada no que diz respeito a desenvolvimento. Estão esquecendo que aqui, além de índios, biodiversidade, riquezas naturais, mora muita gente que produz e quer ver esse lado do Brasil ser respeitado e defendido como deve ser!!!!!
Comentário de Augusta — 20 de Novembro de 2007 @ 08:35
Cara Augusta,
A matéria tinha como preocupação o fato de o Jornal Nacional dar duas informações desencontradas na mesma edição. Na abertura do jornal, uma matéria mostrava o encontro da ONU que discutiu o aquecimento global de uma maneira bem séria. Na chamada para o Fantástico, durante o próprio Jornal Nacional, foi dita a manchete de uma outra matéria onde alguns estudiosos diziam que o aquecimento global não existe.
Na BR Press, não entramos na questão se existe ou não o aquecimento.
Quanto aos moradores da Floresta Amazônica, não tenho o menor problema em afirmar que as pessoas que não respeitam a biodiversidade e a manutenção da floresta devem mesmo deixar a região. Afinal, o Brasil é tão grande! Vamos desenvolver e progredir – e isso inclui a preservação da Floresta Amazônica.
Julio Moreira
Comentário de Julio Moreira — 26 de Novembro de 2007 @ 13:25
Sobre a matéria a favor do parto natural…
Meu primeiro filho nasceu 15 dias atrás, de cesárea, por necessidade já que o cordão estava enrolado em seu pescocinho. Eu assisti a cesárea toda e filmei também. Todo o procedimento foi muito tranquilo para mim, para a equipe médica, para a minha esposa e principalmente para o meu neném. O risco de infecção era menor pois a intervenção foi feita em um maternidade e não em um hospital.
Por outro lado, na sala de parto próxima a que nós estavamos, se encontrava uma outra mulher que estava em trabalho de parto natural. Iniciado o procedimento, o médico mudou para a cesárea pois constatou que o neném havia defecado na tentativa de nascer. Isso ocorre pois o neném faz muito esforço para nascer, o que geralmente causa sofrimento do neném. O procedimento nessa sala de parto foi mais complicado para a mãe, para o neném, e para a equipe médica.
A partir dai eu fico pensando: Qual a conclusão tirar? Minha avó teve 11 filhos de parto natural, morreram 05. Será que se ela pudesse optar pela cesárea, eu teria mais tios vivos? Você pode me questionar que na época dela não existia ultra-som, e portanto não haveria como saber, se por exemplo, o cordão estava enrolado.
Correto, e pelo mesmo motivo eu te afirmo hoje que não há como saber, por exemplo, que o neném irá defecar no esforço de nascer durante um parto normal.
O que ninguém diz é que se durante o parto natural houver alguma complicação, as vezes se torna necessário até quebrar a clavícula do neném para que ele saia.
Se a procura por cesáreas cresce é por que deve ser um procedimento melhor.
Ninguém opta por um procedimento cirúrgico se ele não for melhor para si mesmo.
Todas as mulheres da minha família que fizeram cesárea, elogiam.
Mas com certeza a decisão é individual. Pergunte as pessoas que você conhece, se oriente e tome a sua decisão.
Se você optar pelo parto natural, os planos de saúde te agradecem.
Note, eu não tenho nada contra o parto natural, eu sou contra a manipulação de idéias por meios econômicos.
Comentário de Adson Filizzola — 28 de Janeiro de 2008 @ 19:46
Só para complementar….
Somente durante um parto natural, existe a possibilidade de ocorrer seqüelas no recém nascido, como por exemplo, o PC (paralisia cerebral) porque o parto demorou e a criança ficou mais de 5 minutos sem oxigenação. Pode parecer exagero, mas em um grande hospital de Belo Horizonte, 10 recém nascidos tiveram PC somente no segundo semestre de 2007, durante partos normais.
Portanto pesquise, escute outras opiniões, busque na internet, e escolha o melhor método para você e para o seu neném.
Comentário de Adson Filizzola — 4 de Fevereiro de 2008 @ 13:08
COLUNA XICO SÁ
Nas Cinzas com Cartola
Hoje chorei. Tive sim !!!
Jovino Machado
Comentário de admin — 11 de Fevereiro de 2008 @ 09:40
Boa tarde!
Dr. Alessandro Loiola, tenho 30 anos, mulher, faço academia de ginastica de segunda a sexta-feira durante 1 hora por dia, sendo segunda e quarta Pump, terça e sexta Jump e quinta-feira musculação. Quero agora mudar para segunda, quarta e sexta - musculação. Minha alimentação não está como eu gostaria, mas como frutas, verduras, carnes, e não consumo doces, frituras. Sou um pouco depressiva, mas muito sonhadora, porém muito sensível e rancorosa.
Você teria dicas para que eu pudesse melhorar minha qualidade de vida?
Grata,
Cíntia.
Comentário de admin — 11 de Fevereiro de 2008 @ 09:53
Dr. Alessandro,
Acabei de ler “Saúde em terra de cego” e achei muito interessante. Gostaria de saber como emagrecer sem ter muita dor. Tenho 1,65 e estou com 85 kg. Tenho 41 anos,
pressão alta e estou fazendo academia a 1 mês, mas não faço dieta e gosto de tomar minha cervejinha, mas sem abusos. O que fazer?
Att.
Claudinei José da Silva
Comentário de admin — 11 de Fevereiro de 2008 @ 09:56
Caríssimo Dr. Alessandro Loiola,
Bom dia !
Escrevo para agradecer o texto publicado
na página Yahoo.
Excelente !
Nunca vi nenhuma abordagem tão autêntica,
útil e acima de tudo tão espirituosa,
em toda minha existência…!
( e olhe que eu já tenho 41 anos,
é tempo para ver e ler, muitas coisas…)
Adorei a abordagem do tema.
” Sui Generis “…
Obrigada mesmo !
Muita Paz, alegria e sucesso para você !
Abraços,
Lucia
Comentário de admin — 11 de Fevereiro de 2008 @ 10:01
Caro Doutor Alessandro,
Gostaria de saber como é que eu faço para ter uma vida melhor e retirar esse copo de cima do sofá que ainda não entornou, mas no meu ponto de vista está prestes a entornar.
Tenho 39 anos e 1.75 de altura e estou com 83 Kg. Levo uma vida sedentária por falta de tempo, mas estou querendo fazer alguma coisa (talvez musculação).
O senhor poderia me indicar algum tipo de exercício e quantas vezez por semana é o ideal?
Att:
João Carlos
Comentário de admin — 11 de Fevereiro de 2008 @ 10:03
Olá, Dr. Alessandro! Tudo bem?
Meu nome é Flávio, sou Nutricionista aqui em SP, região do Grande ABC.
Quero parabenizá-lo pela matéria ‘Saúde: em terra de cego’. Muito boa mesmo. Vou usar o exemplo da ´goteira´ em minhas próximas intervenções nutricionais com a população. É assim mesmo que acontece!
Além, é claro, do descaso masculino quanto à saúde, algo que se tornou muito habitual nos dias de hoje, apesar dos fortes incentivos para se cuidarem.
Mas é isso aí! Juntos por uma sociedade mais saudável e feliz.
Se quiser, entre em contato também e vamos trocando umas idéias.
Abraço e sucesso!
Flávio Viaboni
Nutricionista
CRN3 - 23.271
Comentário de admin — 11 de Fevereiro de 2008 @ 10:05
Prezado Dr. Alessandro Loiola,
A finalidade deste é só para lhe dizer o quanto aprecio ler sua coluna. É
uma leitura leve, tranquila, prazerosa e mostra muita sabedoria além do
conhecimento da alma humana. Ler o jornal de domingo é um prazer a mais,
devido à sua coluna. São os raros os médicos que escrevem em uma linguagem
tão simples e direta como o Senhor.
Parabéns!!! Que Deus abençõe suas mãos e sua sabedoria!
Atenciosamente,
Fátima A. Pereira
Secretária
Mestrado em Doenças Infecciosas
Universidade Federal do Espírito Santo
Comentário de admin — 11 de Fevereiro de 2008 @ 14:53
Caríssimo Sr. Dr. Alessandro Loiola
Li seu artigo: Grand Prix de Fórmula Sexo na coluna Saúde do Jornal A Tribuna ES. de 17-02-2008 e fiquei de certa forma PERPLEXO e meio que perdido sem entender a colocação feita pelo Sr. citando a linha (?) de produção de medicamentos baseados no SILDENAFIL, princípio ativo em suas palavras, para a produção de medicamentos de combate a disfunção erétil, situação que atinge alguns milhões de homens pelo mundo, mas que só os mesmos podem ou devem decidir se adquirem ou não o medicamento fabricado segundo consta, nos EUA, ALEMANHA, URUGUAI, PARAGUAI ou mesmo no BRASIL onde acontece o absurdo de se fabricarem medicamentos a bse de farinha de trigo e outros componentes sem nenhum princípio ativo, para combater doenças letais, que são receitados por MÉDICOS sem que o doente tenha a alternativa de decidir ou não a compra e o consumo, ao contrário dos medicamentos acima citados, que são postos no mercado sem nenhum controle e outras situações de derrubar governo em qualquer região civilizada do planeta Sr. Dr. Alessandro e ninguém neste país toma uma atitude digna de combate e respeito ao cidadão (?), os mesmos que a classe dominante tenta fazer acreditar que são cidadãos deste país, que penso particularmente não serem porque não são respeitados como tal e quem é cidadão de fato não vive na situação que a maioria vive neste país, mas tudo bem, o que está em causa é a vossa crítica a países vizinhos, sem querer defender ninguém, por praticarem atos que no BRASIL são corriqueiros e nos impede como brasileiros de fazer qualquer crítica a quem quer que seja. Me desculpe a ousadia, mas antes de nos colocarmos como críticos de situações na casa do vizinho devemos olhar para dentro de nossa casa e combater o que de fato nos causa mal, e olha que são muitas as causas. O BRASIL está podre e é por aqui que temos de começar a faxina e não no PARAGUAI, URUGUAI etc… “ACORDA BRASIL, AINDA HÁ TEMPO”,
Com os melhores cumprimentos,
Jorge Luiz Hemerli
Comentário de admin — 18 de Fevereiro de 2008 @ 19:43
Dr. Alessandro Loiola,
Gostaria de parabenizá-lo pelo texto A TRIBO DOS RONCADORES na A TRIBUNA de hoje, domingo (24\02)!!!
Excelente texto!!!!
Sou fisioterapeuta e presto serviço à uma empresa de adaptação de CPAP em pacientes portadores de SAHOS, Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono, a qual em 99% dos casos a solução definitiva é o uso do CPAP.
Vou recortar o texto e com certeza mostrá-lo para os pacientes “roncadores”…
Enfim, PARABÉNS novamente!!!
Daniely Sfalcini Selvático
Comentário de admin — 25 de Fevereiro de 2008 @ 10:19
Xico :
Sobre os cientistas e o pont G - CONFIRMADO.
Se você se apressar, pega uma revista NOVA nas bancas e ‘devora’ as pgs 106 a 109 - Para um orgasmo COMBO.
Eu recomendo - será mais um que ‘treinaram’ para o phd do sexo sem limite para sonhar.
Vai fundo, menino. Literalmente !
Cristina Henriques
Comentário de admin — 25 de Fevereiro de 2008 @ 11:56
Olá Sandra Maia,
Primeiro quero dizer que descobri sua coluna e desde então, não deixo de ler um só domingo e SEMPRE cai como uma luva na minha vida os seus textos. Então, queria simplesmente parabenizá-la e saber como tenho acesso a outras coisas que vc escreve. Enfim, se vc tem algum livro, ou se escreve em algum outro lugar e também se é da cidade de Vitória, pois sou daqui e leio sua coluna através do Jornal A Tribuna.
Um grande abraço.
Luciana Rasseli
Comentário de Luciana Rasseli — 4 de Março de 2008 @ 10:13
Olá, Xico.
Sou uma grande fã sua e leio sempre sua coluna
modos de macho. Estou enviando esta mensagem e espero que goste do anexo,bjs,bjs…
E parabéns………
Atenc:
Gilvaneide Araújo
Comentário de admin — 10 de Março de 2008 @ 16:17
Olá Sandra Maia,
Primeiro dizer que descobri sua coluna e desde então, não deixo de ler um só domingo e SEMPRE cai como uma luva na minha vida os seus textos. Então, queria simplesmente parabenizá-la e saber como tenho acesso a outras coisas que vc escreve. Enfim, se vc tem algum livro, ou se escreve em algum outro lugar e também se é da cidade de Vitória, pois sou daqui e leio sua coluna através do Jornal A Tribuna.
Um grande abraço.
Luciana Rasseli
Comentário de admin — 10 de Março de 2008 @ 16:18
Oi Luciana - que gostoso seu email! Fico feliz que se identifique com minhas histórias - elas são realmente verdadeiras… Enfim, para saber mais do meu trabalho - entre no meu site:
www.sandramaia.com
ou acesse o blog: www.discutindoarelacao.com.br
Um abraço. Até breve!
Sandra Maia
Comentário de admin — 10 de Março de 2008 @ 16:19
Bom Dia, Xico
Olha eu aqui de novo. Gostaria que vc falasse alguo para as pobres mulheres que amam e não são amadas, sei que vc irá argumentar muito bem na sua coluna. Eu e tantas outras que acha que conheceu alguém especial e que vai ser ele o tal e quebra a cara. E o que da mais raiva é qdo somos trocadas por mulheres feias. Esse é o pior. bjsssss
Atenciosamente,
Gilvaneide Araújo
Comentário de admin — 10 de Março de 2008 @ 16:20
Xico Sá
Gostaria que você me avisasse, caso o seu amigo “Amaro” não siga os seus conselhos e insista em pular da
Ponte Buarque de Macêdo.
Seria uma atração extra para o meu passeio turístico-cultural, de Barco-catamarã “Maurício de Nassau” pelo rio Capibaribe.
No caso, tenho certeza que o salto não seria mortal, pois, nós os passageiros e tripulantes do barco, envidaríamos todos os esforços para resgatá-lo e levá-lo a deslizar na esteira do rio, em todo o seu desenho sinuoso por sob as oito Pontes do centro da cidade.
Ele esqueceria depressa e até perdoaria a sua Capitu.
Sinceramente
Liliana Falangola
Assinante do DP e leitora da sua Coluna
Comentário de admin — 10 de Março de 2008 @ 16:21
Liliana, querida, ja passei as coordenadas para o amigo Amaro, coitado.
Vamos de Buarque de Macedo, entonces. “Minhas” Pontes, não, por favor! Sugira a ele os trilhos do metrô.
la pra 15 de janeiro (2006!!!) devo ta de volta a passargada. e quero ir na barcarola! Tô esperando em pé, no Barco, enquanto não depredam, de vez, o Parque de Esculturas de Brennand…
beijosss
xico
Comentário de admin — 10 de Março de 2008 @ 16:21
Xico,
Respondendo sobre o que achamos do benifício de ter meia entrada em alguns eventos:
Considerando que no mesmo jornal em que li sua coluna (Diário de Pernambuco) mostra que as mulheres recebem 60% do que recebem os homens e que o desemprego é maior entre as mulheres, acho justo, desde que não haja a exigência de um macho acompanhando.
Bjs Simone
Comentário de admin — 10 de Março de 2008 @ 16:23
É pra encher a boate de mulher, Xiquinho… (sobre tua pergunta de sábado, 08/03). Mas se tu quer saber o que a gente acha isso - num tem coisa melhor .
Quase nunca entendo as idéias da tua coluna; acho que tenho dislexia! …Deve ser por isso também que to num cursinho.
Inté outro jornal
Deborah Bonfá
Comentário de admin — 10 de Março de 2008 @ 16:24
Xico,
Não se pode negar que o peso cultural de ser cavalheiro ainda está presente na nossa sociedade, mas a meu ver, no que se pese as entradas grátis ou meia- entrada em diversos lugares deve-se a um fator mais comercial, uma vez que onde há muitas mulheres num local chamará a atenção dos homens, aquelas servem como “atrativo” pra clientela masculina que consome mais bebidas,aperitivos e cigarros que a clientela feminina. Creio eu que, na maioria das vezes, o argumento de “cavalheirismo” é usado para amenizar o fator comercial das coisas.
Daniella Azêdo.
19 anos, Campina Grande, PB.
Comentário de admin — 10 de Março de 2008 @ 16:24
Ai, Ai, balacubaco….
Xico,
Quem está falando é Iêda, lembra-se??? da Av. Caxangá, que você ficou
estagiando e por alguns meses te fiz companhia, brincando de namorar.
Refrescando mais um pouco suas lembranças a filha de D. Irene que fazia
sarapatel para te agradar.
Ainda continuo morando no Cordeiro, perto do Hospital Getúlio Vargas. Fiquei
pra titia, acredita??? Não sou mais decoradora, sou pedagoga e trabalho como
dirigente escolar.
Seus cachos agora não passam de aeroporto de mosquito,kkk, quem diria???!!!
Fiquei feliz em saber que você conseguiu seu objetivo : A FAMA!
Continua fazendo poesias? Maria Aparecida mudou a maneira de te olhar depois
do sucesso?
Escreve uma crônica falando daqueles tempos que intimidade era apenas pegar
nos seios da namorada.
Um cheiro pra tu!!!
Iêda Philippini
Comentário de admin — 10 de Março de 2008 @ 16:27
Dr. Alessandro Loiola,
Parabéns pela forma simples que nos deu conhecimento da menopausa masculina. Após a leitura verifiquei da necessidade de uma consulta médica. Tenho 63 anos com muita saúde graças a Deus . Moro em Pancas numa distância de 200 km de Vitória. Gostaria de ser informado via e-mail da forma de contato com o consultório. Muito obrigado.
Robertson
Comentário de admin — 10 de Março de 2008 @ 16:28
Oi Sandra Maia,
Sou leitor da sua coluna semanal no Diário de Natal “Coisas de Amor” e estou aproveitando para convidá-la a conhecer a revista eletrônica “Beleza Pura!”. Uma revista mensal dedicada a temas relacionados à qualidade de vida, e como os temas debatidos por você na coluna, de uma forma ou de outra, estão relacionados à busca pela felicidade, acredito que você vá gostar da nossa revista, especialmente das colunas “Jeito Feminino” e “Jeito Masculino”, que trazem muito do universo de mabos os sexos…
O convite está feito e espero contar com sua visita e comentários…
Abraços e parabéns por sua coluna no DN.
Tullio Andrade
Jornalista e Escritor
Comentário de admin — 10 de Março de 2008 @ 16:53
Comentário de admin — 15 de Março de 2008 @ 16:47
Xico,
Õ “home”de Deus, onde é que tu estavas que me negaste o prazer da tua palavra? Todo sábado, corro pra pegar o Viver do DP antes dos demas daqui de casa, vou até o finzinho da última página que é pra viver um pouco da nostalgia e safadezices que escreves. Ora, deixar assim uma ex-donzela seduzida e abandonada? Quel sadô, mon Dieu! Fazes-me falta, como diz o livro de Inês Pedrosa. Escreve, “home”. A minha alma agradece.
Mimi
Comentário de admin — 17 de Março de 2008 @ 23:04
Xico Sá, gostei muito de sua estréia, de sua chegada a Minas através do Tempo. Parabéns!
Confesso que nunca deixei o hábito de dengar com um cafuné as pessoas a quem amo e também àquelas que às vezes precisam de um conforto espiritual.
Bom seria se também os homens aprendessem a fazer o mesmo com as mulheres!
Sua colega da pág. Literatura e Diversão aos sábados no Tempinho
Irlanda.
Comentário de admin — 17 de Março de 2008 @ 23:07
aro Xico Sá,
meu nome é Daniel e, além de jornalista, sou fiel leitor do seu blogue. As crônicas e prosas que acho interessantes (a maioria), encaminho para os meus amigos e amigas, fêmeas e machos, e fazem o maior sucesso. Eles acabam repassando tanto, que elas retornam pra minha caixa de e-mail.
Sou de Belô e fiquei muito feliz com a sua estréia no Jornal O Tempo. Vida longa à esta parceria.
Um forte abraço,
Daniel Rubens Prado.
www.projetoeutanasia.blogspot.com
Comentário de admin — 17 de Março de 2008 @ 23:08
Xico, que sua chegada a Minas, cheia de coincidências, seja tão boa como o cafuné que você procura disseminar. Sou repórter do Magazine, cubro teatro e dança, e fiquei muito feliz com a notícia de que seus textos seriam publicados no jornal. Acompanho sua escrita desde a Bravo!, que era muito melhor nos tempos idos. Seja bem-vindo e faça bom proveito. A estréia já merece aplausos!
Abraço, Soraya Belusi
Comentário de admin — 17 de Março de 2008 @ 23:08
Oi Xico!
Que grande coincidência!. Eu tava pensando justamente sobre isso, antes
mesmo
de abrir o jornal. Ontem pela manhã, ao ouvir por umas sete vezes “O mundo
anda
tão complicado”, pensei naqueles “momentos nobres de ter alguém na vida” pra
compartilhar os acontecimentos do dia. “Jornal Nacional do Amor”, tão lindo
isso Xico!!. Falar sobre a rotina parece ser mesmo uma boa estratégia para
sabotá-la. Eita danôsse!! logo agora eu tô em vias de deixar a segurança do
meu
mundo por amor, por amor…
Abraços,
Cecília Rito, Recife -PE.
Comentário de admin — 17 de Março de 2008 @ 23:42
Q bom q tu gostaste, Cecília. Me anima e deixa feliz para as próximas
crônicas. beijo e vai com tudo!
xico sa
Comentário de admin — 17 de Março de 2008 @ 23:42
Caro Tulio,
É isso mesmo - também falo de uma vida com mais qualidade e amor… Quero muito conhecer a publicação beleza pura. Vc me envia o endereço!?
Um abraço.
Sandra Maia
Comentário de Sandra Maia — 19 de Março de 2008 @ 21:24
Xico,
Eu tenho 60 anos e nunca tinha ouvido nem lido sofre chifre de leite. Mas todos nós já passamos por este danado. Agora o duro (literalmente) deve ser o chifre de ciso. Para o caso dos dentistas existe até especialização em extrair os cisos. E tá caro tirar um dente ciso.Custa até 400 reais cada um. Já o chifre de ciso é eterno.
Bom dia,
Jesus Ferraz Timóteo - MG
Comentário de admin — 22 de Março de 2008 @ 20:50
Caríssimo Jesus, grato pela leitura e pela dica do chifre de ciso. Grande abraço, boa Pascoa, Xico
Comentário de admin — 22 de Março de 2008 @ 20:50
Oi Xico!
Que grande coincidência!. Eu tava pensando justamente sobre isso, antes mesmo
de abrir o jornal. Ontem pela manhã, ao ouvir por umas sete vezes “O mundo anda
tão complicado”, pensei naqueles “momentos nobres de ter alguém na vida” pra
compartilhar os acontecimentos do dia. “Jornal Nacional do Amor”, tão lindo isso Xico!!. Falar sobre a rotina parece ser mesmo uma boa estratégia para sabotá-la. Eita danôsse!! logo agora eu tô em vias de deixar a segurança do meu mundo por amor, por amor…
Abraços,
Cecília Rito, Recife-PE.
Comentário de admin — 22 de Março de 2008 @ 21:03
Q bom q tu gostaste, Cecília. Me anima e deixa feliz para as próximas crônicas. beijo e vai com tudo!
xico sa
Comentário de admin — 22 de Março de 2008 @ 21:04
Querido xico (que eu sempre adorei):
No seu texto de hoje, lido por mim no DP, vc pergunta ” será que a mulher não aguenta felicidade fácil?”.
concordo, relativamente, saca…
A mulher, na maioria das vezes, pega no pé do HOMEM DA SUA VIDA por coisas tão banais…mas, sometimes, o homem encastela a mulher e faz da rotina algo tão chato que é o mesmo que pedir para levar gaia.
Tenho uma família interessante, que parece que saiu de um livro de gabriel garcia marquez…aqui em Pernambuco, parece que todas são assim, né…mas, praticamente, todo corno da minha família é chato…bom pai de família, mas um saco.
Meu pai é seresteiro, tocador de violão…de cinco em cinco anos muda de profissão (é auditor aposentado, mas também foi professor de espanhol, sindicalista, promoter de festas da gente (somos três filhos, eu sou a única mulher). Acho que por isso, que eu saiba, minha mãe nunca colocou gaia nele…
E tem mais, quando minha mãe bebe meu pai não implica e até não toma uma para cuidar dela…ontem mesmo, depois da missa, foi aquela cachaça lá em itamaracá (o sagrado e o profano na família nordestina…). Pois bem, meu pai não deixou eu tomar conta da minha mãe (dar banho, colocar para dormir). Se trancou com ela no quarto e só sairam de noite.
Não sei se foi o amor ou se foi pq o “c… de bebo não tem dono”…mas, o legal é que ele não encheu o saco dela, nem foi hipócrita.
Ah, se todos os homens fossem como meu pai…além de tudo tem a perna grossa, aquela barriguinha sex e é rubronegro.
beijos xico, vc é um cara que me passa verdade, continue assim.
só a verdade fica, e vc tá comigo desde a faculdade…ou seja, dez anos….
beijos, fica com Deus e que Nossa Senhora te cubra com seu manto de amor.
Rosa Miranda
Comentário de admin — 24 de Março de 2008 @ 11:45
Xico,
depois do dente de leite, vem o permanente. Tem jeito, não. Agora que tem cabra chegado a um belo par de chifres, não importa de que material, mesmo na surdina, lá isso tem. Um monte! O que não pode é ser assim, escancarado… Os outros (chifrudos) podem comentar e não fica bem…
Também tem outra coisa: nem adianta bater e arrebentar, prometer, ameaçar. Quem nasce pra touro ou viado, mais cedo ou mais tarde, hum!
Mas me diga uma coisa, chifre nunca tirou pedaço de ninguém, tirou? às vezes arranha um tiquinho, coisa que qualquer mercúrio cromo, jantar fora, uma flor, um perfume ou um poema recitado ao pé do ouvido pode resolver.
Um abraço.
Mimi
Comentário de admin — 24 de Março de 2008 @ 15:00
Xico,
Não resisti a mandar este e-mail, quando li sobre sua coluna publicada no Jornal “O Tempo” de hoje. Discordo da pesquisa ao qual vc se refere ao dizer que mulheres casadas com homens feio são mais felizes….
Na atual conjuntura mineira, a realidade que conheço (onde falta homem prá tanta mulher), até os feios hoje se dão ao luxo de serem também como os bonitos, infiéis, insensíveis e mal resolvidos…rsrsrs
E acredite, experiência própria….Devotos e amorosos, hoje só os cães…rsrsrsr
Parabéns pelo belo texto
Abraços
Lelê
Comentário de admin — 30 de Março de 2008 @ 20:46
Querido Xico,
Muito louca essa notícia, mas tem fundamento. Como diria uma grande amiga:” homem bonito dá um trabalho!!”. Acabo de consultar meus arquivos e percebo que a maioria dos homens que achei realmente interessantes são feios. Os feios realmente têm grandes atributos e o charme, meu caro, é um destes. Charmosos e inteligentes, por que não?!. Mas isso não é regra, claro! e esse papo de separar forma do conteúdo é muito chato hoje em dia. Afinal, quando, quando mesmo, é beleza depois de Picasso?!. Eita filosofia de Botequim essa minha!!!. Mas uma coisa minha sábia vó tinha razão:”Quem ama o feio, bonito lhe parece!”.
Belo texto!!
Abraços,
Cecília, assinante do Diário de Pernambuco
Comentário de admin — 31 de Março de 2008 @ 10:49
Cecília, querida, tu tens razao e tu vó é uma sábia!
beijo grande e grato pela leitura
xico sá
Comentário de admin — 1 de Abril de 2008 @ 07:59
Boa Noite Dr. Alessandro Loiola.
Me chamo Patricia Pereira, sou moradora do Rio Grande do Sul e estava lendo uma das suas materias que me muito me chamou a atenção.
Por que as dietas não funcionam?
Coincidência enorme… Pois comecei uma dieta não fazem 7 dias e eu estava pensando exatamente se iria funcionar. Acredito, Dr Alessandro, que sua matéria me deixou tão convencida que isto não vai funcionar e com tanto medo de adquirir peso em dobro caso eu me descuide, que desisti no ato de minhas dietas.
Portanto, terei que procurar uma academia urgentemente, talvez assim eu perca estes quilinhos tão indesejados.
Parabéns, gostei muito da maneira que escreve e da matéria mais ainda.
Patricia Pereira
Patrícia, eu q agradeço seu retorno.
Um abraço e boa sorte em seu processo de reeducação
A.
Comentário de admin — 3 de Abril de 2008 @ 08:57
Boa Noite Dr. Alessandro Loiola,
Li sua matéria e gostei muito, mas tenho uma pergunta.
Qual a melhor especialidade médica para se procurar em caso de reeducação alimentar? Pois procurei uma endocrinologista que me passou a famosa dieta dos pontos. Não gostei, acho chato esse negócio de comer com a calculadora do meu lado. Procurei uma nutricionista funcional, que a princípio a dieta parecia estar funcionando mas estava ficando mais pesada, bom acabei engordando. Estou 5 kg mais gorda. Agora estou procurando um ortomolecular, mas gostaria de saber sua opinião.
Desde já agradeco pela sua atenção.
Tatiane Campedelli
Comentário de admin — 3 de Abril de 2008 @ 09:00
Dr. Alessandro,
Concordo plenamente com o senhor.
Penso em uma reeducação alimentar, sim. Procurei a Meta Real, a proposta deles é boa, mas, como o intervalo entre uma refeição e outra é de 6h, daí vc procura os Vigilantes do Peso para poder comer a qq hora, desde que se cumpra a pontuação que eles determinam.
A cabeça da gente pira. Vc vai numa nuticionista ela manda comer de 3 em 3 horas.
Um ortomolecular fala que tudo é carboitrato, fora a proteína, frutas, verduras, legumes, e que nunca se deve comer um carboidrato sozinho.
Se como uma banana, preciso comer um queijo ou qq outa proteína.
E aí, como a gente faz? É complicado demais.
Exercícios: uns mandam caminhar de manhã, outros dizem q de manhã o coração tá há muito tempo parado, q não é bom.
Ufa! Vc vai nas bancas de revistas e há milhões de dietas.
Por favor, me oriente se possível.
Muito obrigado,
Luzia Kimura
Comentário de admin — 3 de Abril de 2008 @ 09:05
Olá Dr. Alessandro,
Li seu artigo no Yahoo e tive algumas dúvidas a respeito. Comparando seu artigo com algumas outras informações que já tenho sobre regimes e dietas que já tentei, por exemplo, a própria reeducação alimentar (perdi 15 quilos que foram recuperados pelos meus maus hábitos), fórmulas milagrosas e dietas restritivas ao extremo, gostaria de saber se é verdade que nosso corpo produz enzimas que, ao sentir o corpo ameaçado pela perda de peso, começa a trabalhar até que o corpo atinja o maior peso.
Só poderei emagrecer perfeitamente com acompanhamento médico? Os exercícios físicos funcionam sem estar aliados a uma dieta? Ao eliminar um determinado número de quilos, devo manter uma dieta posterior com os meses equivalentes a este número?
Espero que possa responder as minhas dúvidas!!
Obrigado,
Aline
Comentário de admin — 3 de Abril de 2008 @ 09:07
Olá, Dr.Alessandro,
Gostei das suas palavras hj, na coluna do yahoo.
Eu luto muito com dietas e não consigo emagrecer. Tb já tentei me reeducar, sem sucesso.Já fui a divs médicos. Começo o regime e não acabo. Já tentei me autoestudar e até chego as conclusões, mas emagrecer, que é o necessário, está de lado. Se fosse possível, gostaria que o sr me desse alguma orientação.
Adquiri muita barriga, que me incomoda bastante, até para abaixar.
Tenho 55 anos, 1.56 cm e 122 kg. Tb possuo plano de saúde da Amil. Sei que existem alguns fatores imbutidos na minha gordura, tais como emocionais.
Nunca fui magra, mas como estou tb está me prejudicando.Tenho toda a consciência, mas não consigo perder peso, significativamente. Há alguns anos já perdi até 30 kg(1990), qdo no início pesava 100 kg e consegui estabilizar por 3 anos, porém nos dias atuais está muito difícil.
Grata pela sua atenção e carinho.Paz e sucesso.
M. S.
Comentário de admin — 3 de Abril de 2008 @ 09:11
Bom dia Dr. Alessandro,
Li o seu artigo sobre dietas no Yahoo e achei muito interessante, é realmente o meu caso, já perdi 10 kg e agora recuperei 15 kg. Não sei mais o que fazer e sua idéia de uma educação alimentar é muito boa mas difícil de seguir.
Poderia me mandar mais alguma orientação?
Obrigada,
Maria Aparecida
Comentário de admin — 3 de Abril de 2008 @ 09:13
BOM DIA DR. ALESSANDRO LOIOLA!
Gostei da sua matéria no Yahoo sobre dietas. Já fiz diversas, sempre emagreço e engordo, é o efeito sanfona. O meu maior problema é a BARRIGA, JÁ ESTOU TENDO PROBLEMAS DE COLUNA. O senhor teria alguma sugestão para diminuí-la?
Dias atrás ouvi uma pessoa dizer que não podemos falar em perder, pois tudo o que perdemos geralmente achamos.
Já que é uma pessoa que gosta de ler e conhecer, estou lhe enviando um convite para conhecer uma empresa de nutrição: www.fibrative.net
Inclusive estou usando seus produtos.
Se puder me retornar eu agradeço.
UM ABRAÇO, FIQUE COM DEUS!
ROBERTO GOMES
Comentário de admin — 3 de Abril de 2008 @ 09:16
Dr. Alessandro, tudo bem?
Adorei seu artigo sobre dietas. Também leio desde que fui alfabetizada.
Leio de tudo, até bula de remédio…rssr…
Que tal trocar dicas de livros?
Aguardo contato,
Janete Saraiva
Comentário de admin — 3 de Abril de 2008 @ 09:18
Olá Dr. Alessandro,
Meu nome é Analucia e eu moro na Califórnia. Eu não
sou obesa mas gostaria de perder pelo menos 4 kilos,
mas estou tendo dificuldades de perder mesmo 1 kilo.
Estou fazendo exercícios diariamente mais nao está
dando resultado. Por favor como voce poderia me
ajudar?
Comentário de admin — 3 de Abril de 2008 @ 09:19
Caro Dr. Alessandro,
Meu nome é Pedro, tenho 32 anos e sempre fui um pouco gordinho
(não obeso). Desde abril do ano passado, estou morando nos EUA
onde ganhei 10 quilos extras.
Após romper a barreira dos 80Kg (eu tenho 1,72m) a “luz
vermelha acendeu” e eu decidi entrar na academia e comecar a
fazer dieta. Meu empenho foi tanto que perdi os 10 quilos em
duas semanas.
Atualmente, não faço tanto exercício aeróbico. Eu
conjugo atividade aeróbica com musculação, onde as dietas
hipocalóricas dão lugar às dietas hiperprotéicas.
Minha dúvida é a seguinte: pessoas que praticam musculação
precisam tomar suplementos? Há necessidade de um maior consumo
de proteínas por estes indivíduos?
Grato pela atenção,
Pedro
Comentário de admin — 3 de Abril de 2008 @ 09:22
Olá Doutor! Muito prazer, como vai?
Sou a Mayra Dantas e li no site do yahoo! sua reportagem “Por que as dietas não funcionam” e lá estava seu e-mail. Espero que não estar sendo muito abusada!
Já tentei dietas e realmente não funcionam. Perco peso, mas ganho muito rápido. Ouvi falar dessa história de reeducação alimentar e ouvi falar também do tal médico ortomolecular.
Acho que uma amiga minha emagreceu muito se reeducando comendo de três em três horas (ela era obesa e não é mais, mas tambem parou em um peso que ainda nao é ideal e não emagrece mais), mas ela não soube me dar muitos detalhes (ela se mudou de cidade).
Gostaria de saber sua opinião sobre o assunto, por favor!
Como pouco e minha alimentação é bem rica em fibras, mas não emagreço!
Qualquer comentário já agradeço muito.
Desde já, grande abraço e muito obrigada pela atenção.
Mayra
Comentário de admin — 3 de Abril de 2008 @ 09:24
Oi, td bem?
Meu nome é Aline, tenho 26 anos.
Já fiz todos os tipos de dietas q vc possa imaginar. Já fui muito gordinha, tenho um complexo com isso, mas não sei o q acontece q não consigo chegar ao meu peso.
Já cheguei a pesar 92kg, hj peso 68kg. Foi um progresso muito grande. Tinha dia q nem queria sair de casa.
Eu queria, se vc pudesse, me falar o q fazer para emagrecer…eu não consigo…
Obrigada pela atenção!
Comentário de admin — 3 de Abril de 2008 @ 09:25
Ola doutor!!!
Vi o seu artigo no yahoo, sobre a questao dietas e gostaria de fazer uma pergunta.
Sempre acreditei no conceito reeducaçao alimentar e por isso em 2000, quando estava acima do meu peso, procurei um endocrinologista, fiz uma reeducaçao alimentar e me mantive por muito tempo, com 10 quilos menos.
Em 2006 me mudei para Europa onde voltei a engordar, entao estive no Brasil e a endocrinologista me passou uma dieta de 1000 calorias, que so consigo fazer la, nao consigo fazer aqui. Sinto muito fraqueza, cansaço,ate um pouco de tristeza.
Sera que isso tem a ver com o clima, talvez a dieta esta inedequada para o estilo de vida aqui? O que voce me sugere?
Abs. Kelly Queiroz
Comentário de admin — 3 de Abril de 2008 @ 09:26
Olá…
Li a tua matéria sobre dietas no yahoo e vim parabenizá-lo… Faço dieta desde a adolescência e sei bem o que isso significa…
Também sou adpta a leitura e achei interessante tudo o que escreveu.
Apenas gostaria de parabenizá-lo…
Dilza Kaida.
Comentário de admin — 3 de Abril de 2008 @ 09:28
Olá Dr. Alessandro, meu nome é Luzia, tudo bem? Espero que sim.
Li sua coluna no site Yahoo sobre dietas (pq elas nao funcionam). Me interessei quando você falou em Reeducação alimentar. Tenho isso em mente, sei que preciso disso.
Tenho 1,59 e estou pesando 61 kg, que horror!
Voltei a malhar agora (Spinning) e estou decidida a comer menos pois Domingo mesmo passei mal o dia todo por comer demais numa festinha no Sábado a noite.
Então, estou lhe enviando este e-mail, para saber como eu devo procurar uma nutricionista aqui na minha cidade, especializada em emagrecimento, o que devo pedir pra ela, uma lista com o que devo comer e as quantidades?
Todo mundo me fala que ir a nutricionista é bobeira, acho que não é, e irei em breve.
Ah aproveitando, quem vai saber se estou com problemas na Tireóide a nutricionista ou o Endocrinologista?
Desde já agradeço.
Bons trabalhos e muito sucesso a você.
Luzia.
Luzia,
para retornar à sua melhor forma, combine o acompanhamento da nutricionista com um bom clínico geral de sua confiança.
Não mire na perda de peso: mantenha o foco na adoção de hábitos saudáveis, na mudança do modo como vc se relaciona com seu próprio corpo.
O restante virá como uma consequência natural desse processo.
Um abç,
A.
Comentário de admin — 3 de Abril de 2008 @ 09:30
Boa noite Dr. Alessandro,
Estava lendo sua reportagem sobre dietas e gostaria muito de perguntar , estou gorda, 113 kilos , 1,67 altura , 44 anos (estou mandando algumas fotos recentes e antigas).
Faco dietas desde os 14 anos, ja estive magra duas vezes, meu maior problema agora e o metabolismo, nao me sinto capaz de fazer uma dieta sem anfetaminas e sinto muita vontade de parar, mas todas as vezes que parei engordei tanto que acabo voltando pra elas.
A pergunta e: como devo agir quando parar com as anfetaminas se comeco a engordar muito e meu metabolismo fica lento?
Nao me sinto psicologicamente preparada para uma cirurgia de reducao do estomago e estou com um serio problema de ruptura parcial dos ligamentos de ambos os pes – o que dificulta bastante no sentido de me exercitar.
Por favor doutor , se voce tiver alguma boa idea ficarei muito agradecida.
monica (moro em nova friburgo com 2 filhas e tres cachorrinhos)
Comentário de admin — 3 de Abril de 2008 @ 09:33
Caro Doutor Loiola,
Gostaria que me esclarecesse uma notícia que lí em um site de boa forma.
Um professor diz que se fizer exercícios aérobicos(caminhar,por exemplo),a pessoa ficará mole e flácida. Que somente a musculação poderá enrigecer ou tornear o seu corpo.
Será que não terei nenhum benefício,mesmo caminhando 10 km por dia?
Desde já agradeço
VERA
Vera,
toda forma de exercício produz benefícios, mas atividades aeróbicas (como a caminhada, p,ex) resultam em benefícios cardiovasculares e pulmonares, melhorando a qualidade de vida nos anos vindouros e reduzindo o risco para diversas doenças associadas ao processo de envelhecimento (p.ex.: infarto, derrame, câncer, diabetes, etc).
Do ponto de vista médico, a musculação é válida para reduzir o risco de osteoporose. Tão importante quanto ela, contudo, seriam os exercícios de alongamento e equilíbrio.
No final das contas, tudo irá depender da parte fruta q vc busca: vaidade (casca) ou qualidade de vida (polpa)?
Abçs,
A.
Caro doutor Loiola
Agradeço os esclarecimentos.Mas mesmo assim gostaria de saber se a informação que recebí procede,pois tenho interesse nas duas coisas:Tanto na saúde qto na estética.Portanto se eu continuar só caminhando, ficarei flácida?
Grata
VERA
Vera,
se vc possui um grande excesso de peso e a mudança de hábitos, que inclui a adoção de caminhadas, resultar na perda desse peso, daí sim, pode ocorrer flacidez pois a pele redundante ficará mais solta.
Entretanto, se vc não precisa perder algo como 20-25 Kg, a eliminação gradual de alguns quilinhos q pode ocorrer com a melhoria do seu condicionamento físico não resultará em flacidez alguma.
Será q consegui responder sua dúvida?
Um abç,
A.
Comentário de admin — 3 de Abril de 2008 @ 09:35
Dr. Alessandro,
Meu nome é Maury Krempel e moro em belo horizonte. Sou um sedentário de carteirinha, estou 10 kilos acima do meu peso e não consigo ficar sem a comida caseira à noite. Me empanturro de arroz, feijão, carne de porco e por aí vai.
Meu desejo de comer é bem maior do que a vontade de emagrecer e ter uma vida saudável, e olha que eu sou supervaidoso.
Tenho 43 anos, já sou avô e tenho uma namorada de 26.
Quero mudar mas, preciso de ajuda.
O interessante é que acontece o mesmo com a minha filha e o pior, com o meu netinho que tem 1 ano e 9 meses. Eles se alimentam supermau e não tëm horário. Minha filha almoça arroz e bife praticamente todos os dias e meu neto só come arroz.
Quero uma força sua pra todos nós.
O QUE DEVEMOS FAZER?
Obrigado e um abraço.
Maury, se o seu desejo de comer é BEM MAIOR que a vontade de ter uma vida saudável, então vc não precisa de ajuda: já está fazendo o q quer e nenhuma força motriz desse mundo irá alterar sua opinião.
Contudo, se existe em seu coração um mínimo vestígio de semente de mudança, o que vc deve reconhecer é que seus hábitos atuais provavelmente não resultarão em uma velhice muito aprazível. O ideal seria mudar agora, enquanto ainda há tempo para que as mudanças se traduzam em benefícios palpáveis no futuro próximo.
Antes de qualquer coisa, eu recomendaria q vc fizesse uma visita ao seu médico de confiança para um check-up. Como está seu colesterol? E seus triglicerídios? Sua pressão arterial e ritmo cardíaco? Seu padrão de sono? Seu desempenho sexual? Sua tolerância ao esforço?
De posse destes e de outros dados, aí assim, seria possível partir para uma reeducação alimentar e orientação de exercícios - q serão (ambos) tão intensos quanto for a necessidade de reduzir seu risco cardiovascular rapidamente, p. ex.
Não existe nada de errado com a janta, desde q ela faça parte de um cardápio bem estruturado para fechar o dia com a quantidade recomendada de calorias, proteínas, carboidratos e gorduras. Neste sentido, uma orientação profissional com uma nutricionista seria bem vinda - mas apenas após a avaliação médica, pois ela tbém precisará dos dados levantados pelo médico para elaborar sua dieta.
Sua filha e seu neto deveriam seguir um caminho semelhante, mas sempre sem neuras.
Temos o livre arbítrio, fazemos o que queremos. Tudo - TUDO - é fruto de suas escolhas. Aprender a conviver com os resultados delas não é fatalismo: isso se chama responsabilidade.
Um forte abç,
A.
Comentário de admin — 3 de Abril de 2008 @ 09:38
Dr. Alessandro,
Gostaria de saber qual o melhor método para emagrecimento e que se pudesse manter o peso conseguido após essa dieta.
Nicete Martins.
Comentário de admin — 3 de Abril de 2008 @ 09:45
Dr. Alessandro,
Opa… td belezA?!! obrigado pela a paciencia ^^! kkkkk xD ..
enntao.. eu quero definir, e perder principalemte barriga, e esse tona lipo acelera queima de gordura, e faz outraz varias coisas que ajude á mim ficar defenido acompanhado com estera (aeróbica) e alimentaçao
obrigado
té +
Kelvin, vc está de olho no alvo errado.
Para retornar à sua melhor forma, não mire na barriga: mantenha o foco na adoção de hábitos saudáveis, na mudança do modo como vc se relaciona com seu próprio corpo, na prática regular de exercícios que farão vc se sentir bem disposto e relaxado.
O restante virá como uma consequência natural desse processo.
Um abç, A.
Comentário de admin — 7 de Abril de 2008 @ 23:58
Olá Dr. Alessandro,
Li a reportagem ligando o emagrecimento à leitura.
Não entendi e estou muito interessada
Eneida
Eneida, a obesidade, em boa parte, pode ser explicada por uma falta crônica de informação.
Não é difícil manter hábitos saudáveis - a bem da verdade, se vc ler um pouco, logo irá perceber q levar uma vida saudável é bem mais barato que manter alguns vícios, como sedentarismo, abusos alimentares, tabagismo, etc.
A leitura emagrace na medida em que ela resulta em esclarecimento e este, em mudanças de atitudes.
Um abç,
A.
Comentário de admin — 8 de Abril de 2008 @ 00:05
Boa tarde, Dr. Alessandro,
Li sua reportagem no site do yahoo, também gosto de ler muito..
Eu estou enfrentando uma situação meio complicada.
A 6 anos atrás eu perdi meu filho no hora do parto, fiquei depressiva, engordei bastante, mesmo por não amamentar, mas depois fiz um regime radical e emagreci, fiquei apenas com 1Kg acima de meu peso que era 54 kg.
Agora 6 anos após eu estou engordando sem comer muito, faço exercício físico diariamente mas não obtenho sucesso.
Gostaria de sugestões, o que devo fazer realmente ou o que eu estou fazendo de errado….hoje estou com 67 kg.
Desde já agradeço muito a sua atenção.
Marlene
Comentário de admin — 8 de Abril de 2008 @ 00:06
boa tarde doutor Alessandro!
meu nome é daniela tenho 29 anos, estou enfrentando um grande problema, a quase obesidade.há 1 ano tive uma filha, linda, e desde então não consigo emagrecer. tenho 1,59 m estava pesando 60 quilos antes da gravidez, agora estou com 68, apesar de tantas dietas não emagreço nada, me recomendaram vários remédios ,mas não quero ficar dependente deles para manter a forma. conto com a sua ajuda, ah! não tenho condições de acompanhamento a um endocrinologista. um abraço. dani
Comentário de admin — 8 de Abril de 2008 @ 00:06
Dr. Alessandro Loiola, Boa Tarde!
Me chamo, Lourdes Nair, tenho 28 anos, 1,55 altura e peso 56k.
Não estou satisfeita com o meu peso, pois estou com umas gordurinhas
a mais.
Atualmente estou fazendo dieta, estou me alimentando 6 vezes ao dia, de 3 em 3 horas, tomando vários chás: verde, erva doce, hortelã, cidreira, etc… tomando sucos de abacaxi, laranja, etc… frutas, e tomando sopas de legumes e verduras.
Gostaria de saber como posso fazer uma reeducação alimentar sem por em
risco minha saúde???
Aguardo retorno,
Atenciosamente
Lourdes Nair
Comentário de admin — 8 de Abril de 2008 @ 00:07
Bom dia Dr. Alessandro Loiola,
Imagino que o senhor esteja muito ocupado depois da reportagem publicada pelo yahoo. Entretanto, como este endereço de email é dado como disponível, decidi-me por lhe escrever.
Os dados pelo senhor são reais, e preocupantes. Vivemos em uma sociedade superficial e ultra-capitalista, onde mesmo as propagandas para o bem-estar do ser humano nada mais visam que lucro.
Sou antropóloga, faço um doutorado e vivo no Canadá. E por mais que afirme tudo o que afirmei acima, não consigo escapar dessa socialização cruel. Eu simplesmente, quando não paro para refletir, penso que tenho que ser mais magra que sou. Por isso esse email. Sem mais delongas, gostaria que o senhor opinasse: tenho 29 anos, tenho 1,60 m, peso 64 quilos, tenho constituição física grande, e me alimento muito bem, muita fruta, verdura, cereais, pouca carne vermelha, massas integrais (obviamente como farinha branca, mas não abuso), não fumo, não bebo, tomo muita água, e pratico exercícios pelo menos três vezes por semana, e não emagreço. A razão é porque meu corpo é assim e eu deveria parar de me preocupar tanto?
Muito obrigada pela atenção.
Livia
Comentário de admin — 8 de Abril de 2008 @ 00:07
Caro Dr. Loiola,
Li seu pequeno artigo (http://br.noticias.yahoo.com/s/02042008/11/saude-dietas-nao-funcionam.html) e fiquei com vontade de tirar algumas dúvidas.
Eu já tentei várias dietas, e em nenhuma tive sucesso. Tenho 38 anos, 1,80m de altura e 83 kg de peso. Não me sinto obeso, porém tenho o tórax e o abdome bem “cheinhos”, as pernas e os braços magros. Tenho tentado reduzir o peso, porém ganhei, na verdade, 3 kg desde a decisão de fazer um controle alimentar.
Tenho a vida muito sedentária, embora não consuma comida gordurosa, açúcares ou outras vilãs da obesidade.
Gostaria de saber o que posso fazer para tentar perder estes 5 e poucos quilos que foram somados nos últimos anos, assim como as gordurinhas do abdome e do tórax.
No aguardo,
Atenciosamente.
Fernando Santiago
Comentário de admin — 8 de Abril de 2008 @ 00:09
Olá! Tudo bem??
Hoje tentado encontra mais uma dieta na net, acabei encontrado um artigo seu, e claro que li. Como milhares de Brasileiras também ando com problemas no meu peso, devido ao estresse no meu dia a dia, eu sei que isso é blablabla e desculpa, mais é verdade devido ao estresse, aprendi a alimenta-se de maneira incorretamente e hj tenho quase 15 kilos acima do meu peso normal e tedência é aumenta, si eu nao tomar uma atitude agora, facil falar, facil escrever, mais agir e tomar atitude esta dificil e por isso gostaraia de pedir-lhe algumas dicas de como eu mudar meu poder de pensar e ser mais consequente comigo mesma.
Atenciosamente
Claudette
Comentário de admin — 8 de Abril de 2008 @ 00:10
Dr. Alessandro, li uma coluna sua no yahoo, sobre dietas e resolvi fazer uma consultoria, sem deixar de lado a oportunidade de dizer que foi muito bacana lê-la , por sinal também sou apaixonada por leitura, e a internet podemos ler sobre tudo.
Ocorre que estou tentando um reeducação alimentar, mas não consigo perder nada de peso, e com isso acabo ficando desanimada… estou frequentando academia diariamente já fazem dois meses e nada, sinto uma fome horrivel e nada, será que devo procurar algum médico, uma vez que estou tendo o acompanhamento somente de uma nutricionista… ou algum remédio natural?!!
Estou meio psicótica … rsrsrrs
Um grande bjo, não sei se essa sua coluna é frequente, aproveito para pedir informação onde posso ler mais…
Juliana
Comentário de admin — 8 de Abril de 2008 @ 00:11
Bom dia!
Li a matéria do yahoo sobre regimes “milagrosos”, estou passando por uma fase dificil, não estou conseguindo ter controle… sempre estive a cima do meu peso, tenho 1,64 de alturo e pesando 73kg, para mim estava muito bom, porém de nove meses atras engordei 16 kg, o que acho estranho é que não mudei meu habito alimentar.
Neste caso o que é melhor fazer? Consultar um endocrinologista ou uma nutricionista?
Atenciosamente,
Veronica
Comentário de admin — 8 de Abril de 2008 @ 00:12
Bom Dia Dr. Alessandro Loiola
Gostei do seu artigo no Yahoo: Por que as dietas não funcionam? Concordo consigo quanto à reeducação alimentar e a atividade física e já comprovei que dá certo, pois freqüentei o Vigilantes do Peso e emagreci e mantive o peso por dois anos mas percebo que alguns médicos e nutricionistas, ainda querem incutir nos seus pacientes dietas baseadas nas modelos e manequins de passarela e não a dieta certa para cada indivíduo. Eu moro numa cidade do interior(Vassouras-RJ) e as nutricionistas queriam dietas absurdas, houveram pessoas que desmaiaram na rua e ficaram anêmicas, porque o gordo têm que ir diminuindo aos poucos a comida e não diminuir radicalmente. Gostaria que a obesidade fosse tratada como doença e não uma senvergonhice, ou falta de estética, ou amor-próprio.
Cordialmente,
Elaine
Comentário de admin — 8 de Abril de 2008 @ 00:12
Bom Dia Dr. Alessandro,
Tenho 18 anos e sofro com o meu peso desde os 12 anos, ja fiz muita diéta que dizem fazer milagre e tal mas agora encontrei uma maneira mas fácil de emagrecer, estou passando com médico , ele me passa remédios e enquanto eu os tomo eu emagreço muito ja cheguei a perder 10 Kg em um Mês, mas quando paro com o tratamento volto a engordar , com isso estou ficando viciada nestes remédios pois sei que quando estou tomando-os emagreço, o que eu faço para emagrecer sem esses remédios?tenho 1,62 e 71Kg.
Bárbara
Comentário de admin — 8 de Abril de 2008 @ 00:13
Olá, Dr. Alessandro!
Li seu artigo intitulado “Por que as dietas não funcionam?” no site do yahoo e achei muito interessante.
Nasci gordinha, passei a infância e parte da adolescencia gordinha, até finalmente procurar um nutricionista e fazer uma dieta mais séria. Na época estava com 12 anos e 84 quilos. Emagreci um bom tanto, e quando comecei a trabalhar perdi mais uns centimetros de cintura. Logo depois, entrei na faculdade e meus horários ficaram malucos - e estão até hoje! Hoje estou com 24 anos, tenho 1,70 m., e 77 quilos. Queria muito emagrecer e voltar pro peso de 65 que consegui chegar na época da dieta, mas meus horários não me permitem que consiga conciliar os horários de alimentação. Neste tempo que venho engordando, fiz inúmeras dietas doidas… inclusive uma chamada “Dieta da sopa”, só que nunca consegui completar 1 semana dela, pois sempre passava muito mal, minha pressão caia e desmaiava com frequencia. Depois destas loucuras, fiquei com problemas estomacais e vomitava com frequencia. Fiz endoscopia e meu estômago estava com uma sensibilidade alta demais. Além disso, percebi que estou muito ansiosa de uns anos pra cá, além de muito desanimada. Até hoje sofro com este problema no estômago, meus horários ainda estão doidos e continuo insatisfeita com o corpo.
Gostaria de fazer uma pergunta: no caso desta enzima chamada Lipase Lipoprotéica, tem como agir sobre ela para que não produza tanta gordura de alguma forma?… e como conseguir manter uma alimentação saudável com horários complicados e com um tempo muito curto para cozinhar?
Agradeço a atenção.
Parabéns pela reportagem!
Abraço.
–
Cris
Comentário de admin — 8 de Abril de 2008 @ 00:14
Olá, Dr.Alessandro,
Muito bom dia,gostei das suas palavras hj, na coluna do yahoo.
Eu luto muito com dietas e não consigo emagrecer.Tb já tentei me reeducar, sem sucesso.Já fui a divs médicos.Começo o regime e não acabo.Já tentei me auto estudar e até chego as conclusões, mas emagrecer que é o necessário, está de lado.Se fosse possível, gostaria que o sr me desse alguma orientação.
Adquiri muita barriga, que me incomoda bastante, até para abaixar.
Tenho 55 anos, 1.56 cm e 122 kg.Tb possuo plano de saúde da Amil.Sei que existem alguns fatores imbutidos na minha gordura, tais como emocionais.
Nunca fui magra, mas como estou tb, está me prejudicando.Tenho toda a consciência, mas não consigo perder peso,significativamente.Há alguns anos já perdi até 30 kg(1990), qdo no inicio pesava 100 kg e consegui estabilizar por 3 anos, porém nos dias atuais está muito difícil.
Grata pela sua atenção e carinho.Paz e sucesso.
Marli
Comentário de admin — 8 de Abril de 2008 @ 00:16
Ola Dr. Alessandro,
Meu nome e Analucia e eu moro na California. Eu nao
sou obesa mas gostaria de perder pelo menos 4 kilos
mas estou tendo dificuldades de perder mesmo 1 kilo.
Estou fazendo exercicio diariamente mais nao esta
dando resultado. Por favor como voce poderia me
ajudar?
Analucia
Comentário de admin — 8 de Abril de 2008 @ 00:18
Dr. Loiola,
Gostaria de saber se vc recomendaria alguma receita, ja tentei passar pelo sus no endocrino mais demora meses e pagar consulta é muito complicado, já me passaram dietas uma vez um endocrino mais nao resolveu em nada, tenho 20 anos e 84 kilos me ajude
abraços
Thalyta
Comentário de admin — 8 de Abril de 2008 @ 00:19
Muito importante para a sociedade as reportagens do Dr. Alessandro Loiol, no jornal a Tribuna.Parabéns. Odilson Vargas
Comentário de Odilson Vargas — 11 de Maio de 2008 @ 12:29
Bom Dia Dr. Alessandro Loiola,
Gostei do seu artigo no Yahoo “Por que as dietas não funcionam?” Concordo quanto à reeducação alimentar e à atividade física e já comprovei que dá certo, pois freqüentei o Vigilantes do Peso e emagreci e mantive o peso por dois anos, mas percebo que alguns médicos e nutricionistas ainda querem incutir nos seus pacientes dietas baseadas nas modelos e manequins de passarela e não a dieta certa para cada indivíduo. Eu moro numa cidade do interior (Vassouras-RJ) e as nutricionistas queriam dietas absurdas, houveram pessoas que desmaiaram na rua e ficaram anêmicas, porque o gordo têm que ir diminuindo aos poucos a comida e não diminuir radicalmente. Gostaria que a obesidade fosse tratada como doença e não uma sem-vergonhice ou falta de estética ou amor-próprio.
Cordialmente,
Elaine de S.Santos
Comentário de admin — 11 de Maio de 2008 @ 22:21
Oi Xico!
Sou estudante de Jornalismo aqui em BH. Estudo na PUC Minas.
Adoro sua coluna, divulgada no site BR Press.
A forma com que consegue transmitir emoção às palavras que coloca ali, é relamente cativante.
“…quando crescer, quero ser igual a você!”
rs
Abraço de uma fã!
Ps.: Tenho um blog de notícias, caso queria dar uma passadinha por lá–> www.deondesurgemasnoticias.blogspot.com
Até mais!
Rute Faria
Comentário de admin — 11 de Maio de 2008 @ 22:22
Querida Sandra, bom dia.
Li e adorei seu artigo “Não está bom? Mude”, publicado na edição de hoje do jornal A Tribuna, em Vitória.
Eu, que estou separado ha dois anos, me identifiquei muito com a sua amiga, se fictícia ou não isso não é importante, importante foi vc ter atingido “na veia” de muita gente.
Parabéns!
Antonio Carlos Barbieri
Comentário de admin — 11 de Maio de 2008 @ 22:23
Oi Sandra,
Lendo o jornal,uma coluna sua, falando,em falsas amizades me chamou atenção: Bom convivo direto com este tipo de problema, preciso de umas dicas , coisa pra surprender, trabalho, em hospital, setor fechado, em Centro Cirúrgico, e a falsidade entre colegas, que assim dizem, é enorme, INVEJA, de voce perceber no olhar, como livrar desse tipo de gente, pobre de espirito. É impresionante, é de voce sair depois de um dia de trabalho doente, eu fico assim, vontade de não voltar mais.Eles falam de voce e depois estão conversando como nada, estivesse acontecido, espero contar com a sua ajuda.
obrigado, abraço
Comentário de admin — 11 de Maio de 2008 @ 22:27
Vera, bom dia!
Espero que esteja bem e que, de fato, tenha uma semana maravilhosa - apesar dos problemas que me relatou abaixo… No ambiente de trabalho é mesmo um desafio - manter amizades saudáveis e duradouras. E isso não depende de você. Depende dos dirigentes, do ambiente físico, da forma como a empresa se orienta internamente - em um ambiente de cooperação ou competição… Muitas organizações no Brasil trabalham com essa segunda opção e, então, se não percebermos, entramos no jogo e saímos atirando para o todo o lado…
Enfim, se vc está em um ambiente assim não há muito a fazer a não ser NÃO ENTRAR EM SINTONIA. Tente deixar os problemas para quem tem problema. Faça o seu melhor e toque o barco. Se posicione junto a seus dirigentes e siga em frente. Os outros - poderão ignorá-la ou continuar com o boicote e, infelizmente, não há muito fazer. Em todos os lugares existem pessoas desse tipo e o que nos resta é aprender a nos defender e manter o que temos de melhor: nossa alegria interna. Essa não tem quem possa nos roubar… No mais, não entre no papel de vítima, não comente as injustiças, as situações - pois tudo isso acaba virando fofoca… Apenas tente se superar… Mude o foco, busque uma nova especialização - experimente fazer diferente e, quem sabe, conquistar uma nova posição dentro do negócio. Seja forte e assertiva…
Espero ter te ajudado de alguma forma! Um abraço.
Sandra Maia
Comentário de admin — 11 de Maio de 2008 @ 22:33
Oi Sandra,
Obrigado, valeu, vai me ajudar mesmo. É isto mesmo seguir em frente, fazer a minha parte. Realmente é dificil, mas vou tentar, tenho certeza que conseguirei. O ser humano é muito complicado. Mais uma vez OBRIGADO….. ABRAÇO, VERA
Comentário de admin — 11 de Maio de 2008 @ 22:41
Boa noite Sandra Maia!!
Desculpe-me se você não fizer parte daquela matéria vinculada ao lado da sua coluna no domingo (04/05/08). Eu na verdade queria manisfestar meu total sentimento de repugnação, através das declarações ou sei lá o que se entenda por aquilo, da “Terapeuta” Silvia Fontes que disse: “Muitas vezes, a presença de uma terceira pessoa no relacionamento promove o amadurecimento do casal.”
Sinceramente fico a pensar na nossa juventude, que cresce e está amadurecendo a cada dia sem referências emocionais algumas, sem impactos em seus relacionamentos, completamente sem bagagem e sem amor, mesmo com o espelho dos pais, que em sua grande maioria sintetiza o brilho de uma família feliz sustentada pelo amor.
Pense bem o que acharão ao ler aquela matéria e o exposto através da frase por mim destacada. Honestamente, eu não acertei o site da Tribuna, mas guardei o seu, até porque sua coluna falou de coisas do amor e é nisso que devemos acreditar, e dar uma sacudida em tantos sentimentos amargos que a humanidade ostenta.
Há, em tempo, se você tiver o email da terapeuta ou do fale conosco da tribuna, para que eu possa ratificar meu desagrado pela publicação, eu agradeceria.
Finalizo, esclarecendo que estavamos reunidos pela manhã durante um churrasco em família, e um dos presentes antes de mim, ao ler mostrou indignação e aos poucos um total de mais ou menos 10 pessoas que também leram ficaram estarrecidamente contrariados com o exposto pela terapeuta.
Obrigado pela atenção e desculpe-me pelo longo texto, mas era preciso.
Otasio, bom dia!
Realmente não conheço a terapeuta que escreveu a matéria e também - não tive a oportunidade de ler o artigo… ou o contexto em que a terapeuta inclui essa questão. De todo modo, realmente não faz parte do meu repertório. Assim como você e seus amigos - entendo que só buscamos uma terceira pessoa quando não conseguimos nos manter íntegros - seja conosco, seja com nosso par. E, nesses momentos - um outro sempre aparece - para que possamos exercitar uma faceta da nossa personalidade…Lamentavelmente - isso em alguns momentos encanta - mas, a longo prazo - é mesmo inviável. A verdade sempre aparece e acaba por deixar um rastro de destruição. Em meu ponto de vista - tudo isso é uma grande ilusão e, deixa transparecer um medo imenso de viver uma relação com tudo o que ela representa. E, é mesmo verdade que os jovens - impactados por esse tipo de comentário - podem achar natural e, nesse sentido, escolher vidas paralelas que pouco ou nada acrescentam no amadurecimento de qualquer relação…
Esse é um tema complexo e polêmico. Vou abordar com mais detalhes nas próximas semanas. Peço que continue lendo minha coluna e que sempre que possível comente ou me envie sugestões.
Um abraço.
Sandra Maia
(ah, o site da tribuna é: www.redetribuna.com.br )
Comentário de admin — 11 de Maio de 2008 @ 22:48
OI SANDRA
SEMPRE LEIO SUA COLUNA PUBLICADA AOS DOMINGOS NO JORNAL A TRIBUNA.
VOCÊ ESTÁ SEMPRE NOS CHAMANDO A ATENÇÃO P/ DETALHES QUE NÃO CONSEGUIMOS DISTINGUIR NAS PESSOAS COM AS QUAIS NOS RELACIONAMOS.NOS AJUDA A VALORIZAR E SABER A PROVEITAR O QUE HÁ DE MELHOR NAS RELAÇÕES.A NÃO NOS CULPARMOS E VIRARMOS VÍTIMAS ETERNAS DAS FRUSTRAÇÕES ,FRACASSOS E MÁGOAS QUE INEVITAVELMENTE TODOS NÓS SERES HUMANOS ESTAMOS SUJEITOS A SENTIR NA VIDA.
MAS GOSTARIA DE PEDIR QUE NÃO SÓ FALASSE DE QUEM EXPERIMENTA TODAS AS SENSAÇÕES VIVIDAS QUANDO SE AMA,FELICIDADES,DESCOBERTAS,DECEPÇÕES,MAS QUE TAMBÉM DESSE ESPAÇO PARA AS PESSOAS QUE POR VÁRIOS MOTIVOS AINDA NÃO TIVERAM CHANCE DE SE RELACIONAR COM ALGUÉM.
TENHO UMA AMIGA ,QUE ESTE ANO CHEGA A CASA DOS TRINTA,E VOCÊ PODE NÃO ACREDITA,NUNCA NAMOROU.
É UMA PESSOA MARAVILHOSA,HONESTA ,CONFIÁVEL,MAS É TÍMIDA,INSEGURA,QUE TEM MEDO DOS POSSÍVEIS SOFRIMENTOS QUE PODE TER NUMA INCURSÃO MAL SUCEDIDA NESSA ÁREA.ELA SEMPRE DIZ QUE NÃO É BELA O SUFICIENTE,NÃO É INTELIGENTE O SUFICIENTE,E QUE NÃO TEM NENHUMA QUALIDADE QUE FAÇA ALGUÉM SE INTERESSAR POR ELA.TOTALMENTE INSEGURA E SEM AUTO ESTIMA.SOLITÁRIA E INFELIZ SE ACHA FEIA,E DESINTERESSANTE E TEM MEDO DA DOR QUE POSSA SENTIR NO CASO DE UMA REJEIÇÃO,NÃO GOSTA DE SAIR E TEM MEDO DE CONFIAR NAS PESSOAS.ACREDITA QUE NUNCA SE RECUPERARIA DE UMA DECEPÇÃO AMOROSA,E ACHA QUE AS PESSOAS SÃO DESONESTAS E FRIAS.
GOSTARIA DE PEDIR QUE PUBLICASSE ALGO QUE A AJUDASSE,NÃO SÓ A ELA MAS, A OUTRAS PESSOAS QUE,COMO ELA,TEM UMA IDÉIA DETURPADA DE SI MESMAS E NÃO SE CONSIDERAM DIGNAS NEM CAPAZES DE SEREM AMADAS POR NINGUÉM.
AGRADEÇO DESDE JÁ PELA ATENÇÃO
SARAH SANTOS
VITÓRIA/ES
Sarah boa noite!
Está feito! Escrevi um texto para o fim de semana - que espero possa ajudar sua amiga!
Se não for esse ainda o tom - me escreva de novo… Beijo grande e obrigada pelo carinho!
Sandra Maia
BOA NOITE DR SANDRA.
NÃO VEJO A HORA DE LER O QUE A SENHORA ESCREVEU.
FICO FELIZ EM PODER AJUDAR MINHA AMIGA QUE É UMA PESSOA MUITO ESPECIAL,E MUITO MAIS FELIZ AINDA DE SABER QUE PUDE CONTAR C/ SUA AJUDA E ATENÇÃO.
TUDO DE BOM.
MUITO OBRIGADA!
SARAH
Sara - fico aqui à sua disposição. Por favor comente o texto e me ajude também a tocar - de alguma maneira - sua amiga.
Um grande abraço.
Sandra Maia
Oi Dra. Sandra.
Acabo de ler seu artigo no site,mas vou esperar até domingo e mostrar a ela no jornal onde será publicado.Ela não sabe que escrevi para a senhora,e nem vou dizer, por enquanto.Não sei qual seria a reação dela.
Bom,pelo qu entendi ela vai ter que procurar ajuda profissional…Que ironia!Um dos sonhos frustrados dela era cursar faculdade de psicologia.
O que posso dizer é que será um pouco difícil p/ ela tomar esta decisão pois ela é uma pessoa muito fechada,não consegue desabafar osproblemas com ninguém,é uma “engolidora de sapos”,na linguagem popular.
Falar de suas inseguranças,medos,enfim de seus sentimentos mais íntimos,será bem difícil,pois ela é muito tímida,e como todo tímido tem uma sensação exagerada de que está sendo constantemente observado e avaliado.
Ela tem problemas de baixo auto-estima,não gosta de se enturmar,vive preocupada,naõ consegue relaxar é autocrítica e rancorosa,consigo mesma e com os outros.Teve uma experiência ruim com uma falsa amizade,e parece que não conseguiusuperar esse golpe até hoje.Acho que esse episódio ruim só fez com que ela acreditasse que a solidão apesar de dolorosa,é melhor do que confiar em alguém.Se doeu tanto ser traído por uma “amiga”,imagina a dor de amor.Ela tem medo de experimentar e se arrepender depois,de se machucar,e tem medo da insensibilidade das pessoas.
Vai ser difícil,mas vou tentar ajudá-la a reprogamar a visâo errada que tem dela mesma,acho muito difícil reprogramar a personalidade de alguém,fazer alguém acreditar que ela está errada sobre a visão que construiu de si mesma,que ela não é feia,desinteressante,inferior,incapaz,quando o resto do mundo(leia-se televisão,modismos,e todas as falsas noções de beleza falsas criadas pela mídia) diz que ela é.Ela é muito inteligente,culta,educada,generosa,mas sempre diz que essas coisas hoje em dia são totalmente descartáveis…e infelizmente tenho que concordar com ela.A realidde é bem cruel p/ quem não está de acordo com os padrões exigidos..
Tomara que ela goste de matéria e espero que a Sra volte a falar mais neste assunto,pois acredito que muitas pessoas passam pelo mesmo drama que ela.
Gostaria de pedir que desse dicas de como uma pessoa pode melhorar sua auto-estima e se valorizar mais.
Muito grata pelo espaço.
Sarah
Sarah querida que bom que gostou… vou falar mais sobre essa questão nas proximas semanas - inclusive sobre o procurar ajuda… isso deveria ser visto como um presente - e não como um algo a ser temido… Tenho amigas que depois da terapia se redescobriram. Ganharam sim - auto-estima, força, coragem e, hoje têm estrutura para uma vida com mais qualidade… Enfim, vamos falar disso novamente…
Veja, existem inúmeras formas de terapia - uma delas deve se encaixar bem para sua amiga… Mas, isso não pode ser visto como uma coisa ruim, complicada, para pessoas com problemas. A terapia - nada mais é - do que um caminho para ampliar o auto-conhecimento, o resgate da auto-estima, o ampliar o olhar… E, nesse sentido - todos deveríamos fazer - é realmente sempre muito bom ter alguém do outro lado com quem falar… E, se ela quer cursar psicologia - que faça! Vai também ajudá-la a querer saber mais de comportamento, padrões, vícios… Tudo contribui para que com o outro - possa mais e mais se confrontar, crescer, evoluir…
Boa semana!
Sandra Maia
Comentário de admin — 11 de Maio de 2008 @ 23:04
Caro colunista Xico,
Boa noite !
Há muito tempo, que gostaria de mandar um e-mail para você sobre sua coluna de modos de macho.
Fico me questionando sempre que leio o DIÁRIO, o porquê de uma linguagem tão difícil. Quando entendo
que atualmente precisamos atingir uma maioria que necessita de um conteúdo claro e objetivo sem metáforas.
Me faz lembrar de um ex-cunhado que vivia no isolamento porque não conseguia se comunicar com a família
e olhe que é uma pessoa super inteligente, professor universitário. Porém solitário , que não conseguia se relacionar e interagir com ninguém . Será que tem alguma coisa a ver com você ?
Não me leve a mal pois sou fã de sua coluna… Mas gostaria que você usasse uma linguagem mais acessível.
Atenciosamente
Lúcia
Comentário de admin — 11 de Maio de 2008 @ 23:10
Xico, odeio essa historinha de ciuminho…
Como eu só tenho irmão, na adolescência sofri muito pq ainda não conhecia as frescurites das meninas - o que inclui ciúmes até entre elas.
depois casei e sofri com o ciúme masculino.
Muita gente acha que é prova de amor…eu acho um saco…
e o pior é que eu sinto ciúmes…eca !!!!
é um bom tema…queria saber o q vc acha sobre esse tal ciúme…
beijos, paz e bem, Rosa Miranda
Comentário de admin — 11 de Maio de 2008 @ 23:12
Doutor Loiola, achei seu email no site Da Lu francesa, e gostaria de
expor meu caso.
Eu faço “dieta” desde agosto de 2006 quando começei a tomar
sibutramina com indicação da minha medica, emagreci 12 kilos mas
parei de emagrecer. Estou em ano de vestibular, muita correria e
ansiedade. Gostaria de saber o que voce me indica pois tenho 1.64 e 70
kg e gostaria de chegar aos 60 kg.
Se puder me retornar
abraços
Juliana de Paula
Comentário de admin — 11 de Maio de 2008 @ 23:15
Oi Dr. Alessandro Loiola tudo bem?
Seu nome é simpático como V.Sa., porque meu filho também se chama Alessandro (Dr. em automação pela UNICAMP). O Email, é para agradecer pela reportagem de hoje na Tribuna pag. 9, onde V.Sa. narra sobre os malefícios do Álcool em doses exageradas. Sempre gostei de uma cervejinho e um vinho, mas a partir de hoje vou seguir o receitário de V.Sa. Gratíssimo, e, parabéns pela matéria, continue assim, médicos do quilate de V.Sa. que o mundo precisa. Um fraterno abraço. Odilson Vargas. (Praia do Canto).
Comentário de admin — 11 de Maio de 2008 @ 23:16
Prezado Xico,
Acho que todo mundo que vem do interior em busca de seu sonho, ou empurrados pelos pais , mais corajosos e menos egoistas, que em nome de um futuro melhor para o filho, suprimem sua dor e seu apego e arriscam a dar asas, asas que não tiveram; se identificam com o que escreveu neste sábado. Eu também vim, de Triunfo. Embalado no mesmo sentimento. Perdi minha maezinha aos cinco anos. Mas acredito que ela faria o mesmo da sua.
De qualquer forma,neste dia delas, a primeira coisa que diria ao vê-la, sem dúvida seria : BENÇA, MÃE !
Grande abraço
Neilson Madureira
Comentário de admin — 11 de Maio de 2008 @ 23:21
Recife, 10 de maio de 2008.
Deus te abençõe, Xico Sá!
Choro todas as lágrimas que regaram o meu vale e nos deram o pequi - colhido na serra do Araripe - que fortaleceu a nossa gente, preparando-a para o combate, seja nas grandes cidades ou na terra seca e inóspita.
“Espero, filho, que esta te encontre com saúde…”
ou “Escrevo estas mal traçadas linhas…”
Devagar vou descobrindo os laços caririenses que nos unem. Em toda crônica sua que leio detecto os sinais, os indícios. A primeira vez que tomei conhecimento de sua existência foi através de um livro de bolso adquirido no Museu de Patativa, quando fomos visitar o grande bardo nordestino. Este livro falava sobre o beato José Lourenço, que muito me ajudou numa pesquisa que fiz sobre o Caldeirão.
Patativa, já bem idoso, quase cego, nos recebeu com aquela fidalguia que lhe era peculiar. Alegria contida, ironia inteligente, muitas fotos marcaram esse momento, especialmente sabendo-o parente de meu sogro. Num postal escreveu de improviso uns versos e me presenteou.
Aliás, esses parentescos com os da terra - sou de Crato - reportam-me aos meus: Padre Cícero, Chico de Brito (laços paternos), o espírita Bezerra de Menezes e à ascendência de Caramuru e Paraguaçu que muito me emociona. (Laços maternos). Mesmo que estejam em tempos longínquos, a consangüinidade diluída, continua sendo motivo de orgulho. E os índios cariris? Repito o óbvio: nossos pés estão na senzala, nas ocas e nas terras portuguesas, em heranças mal contadas. (Não foram os degredados filhos de Eva de Portugal trazidos para as terras brasileiras? Se enveredarmos por esse caminho, haverá muitos, muitos mesmo, panos pras mangas. São polêmicas, controvérsias que aqui não cabem.)
Aliás, voltemos aos indícios que é o objetivo dessa conversa informal.
A rede – ah, a rede, paixão minha de todos os tempos. Aonde chego planto armadores, seja em casa ou apartamento. Espichada nela me deleito nas leituras. Livros, outra paixão. Ou para uma sesta depois do almoço.
A vinda para o Recife – “Quando o ônibus gemeu as dores da partida”, (lindo) também da Princesa do Agreste, no natal de 1966, com o marido (nascido em Santana do Cariri) e dois filhos pequenos – de 1 e 3 anos – para passar o natal com os sogros que aqui moravam. O caminho percorrido: Barbalha, Missão Velha, Salgueiro… olhos acesos na estrada.
Antes de chegarmos na antiga rodoviária no centro do Recife passávamos ao largo das pontes. Os rios nos recepcionavam festivamente. Sobre as águas muitos focos de luz, coloridos, que nos transportavam ao país dos sonhos. O cheiro azedo, forte, quase insuportável, - grito-sangue dos rios, dos mangues - deixou-me tonta. Tudo colaborava para explodir a emoção diante de um possível novo mundo. Sem nenhum planejamento aqui ficamos. Pura empatia, puro destino. Mas isso é outra história.
A recorrência a uma das profecias do Padre Cícero o sertão seco virando mar que pouco a pouco se concretiza, infelizmente..
Para terminar, a referência ao Grupo Escolar Cel.Virgílio Távora, no Seminário, do qual fui a primeira diretora. Afastei-me dois anos depois para vir morar no Recife. Creio que você, nos verdes anos, chegou lá após a minha saída. Eu, entrando na maturidade e nas outras etapas da vida… Esta também é outra história.
Não há mais, amigo Xico, o caminho de volta para casa. Somente através da memória guardiã permanente desses instantes, é que os trazemos de volta,. E é dela que colhemos a força para continuarmos vivos. A matéria – prima do que você escreve brota da experiência, do vivido e inventado. Sem renunciar às coisas boas de hoje, consegue harmonizar passado/ presente, construindo crônicas bem humoradas, bem inteligentes.
Para completar a coincidência, também sou de Libra.
Asseguro-lhe que me orgulho dos conterrâneos que venceram e têm tantas histórias para contar. Feito você, que as relata com humor e inteligência, em linguagem despojada, acessível. É a primeira coluna do DP que busco aos sábados, antes de passar às subseqüentes. Meus parabéns.
Fraterno abraço,
Telma de Figueiredo Brilhante
Comentário de admin — 11 de Maio de 2008 @ 23:23
Oi Xico,
Olha, sua mãe criou você para o mundo quando não chorou na sua frente. Acho que agora você pode entender isso. Coisa de mãe, de mulher sábia e forte. Você me fez lembrar minha avó, que há um ano me deixou e cuja lembrança se “incorporou ao fatal meu lado esquerdo” - como falou o poeta gauche. Lindo texto. Tristes, mas lindas lembranças. Realmente acho que o poeta tem razão, pois “a hora mais bela surge da mais triste”.
Feliz dia das mães para você também!
Abraços,
Cecília.
Comentário de admin — 11 de Maio de 2008 @ 23:24
Xico,
você me fez lembrar de muitos choros. Gostei demais de conhecer o seu lado chorão. Homens que choram e confessam, nossa, mereciam um lugar no oratório.
Mãe é bicho besta, mesmo. Quer dizer, há umas que não valem o que o bichano enterra. Mas, acredito, são exceções.
Sobre lenços, lembrei de um contito publicado na revista Papangu, de Mossoró. O lenço perfumado. Você conhece a revista?
Um abraço.
Mimi
Comentário de admin — 11 de Maio de 2008 @ 23:29
Boa Tarde, Xico
Fais um bom tempo que não te escrevo,mais depois de ler o ultimo artigo dos dias das mães não contive a emoção, ao ler de tão belas frases e palavras a docura e o encanto que se fazia transparescer sob suas palavras.Parabéns pois se antes era fã de oster agora é que sou mais ainda.
Bjssssssssssssssss…..
Atenciosamente,
Gilvaneide Araújo
Comentário de admin — 12 de Maio de 2008 @ 16:35
Prezado Xico Sá:
Sou leitor da sua coluna no Diário de Pernambuco e gostaria de saber se existe alguma publicação que resuma as melhores frases dos pára-choques e onde posso encontrá-la aqui em Recife.
Um abraço!
Átila Romero Vieira
Comentário de admin — 1 de Junho de 2008 @ 19:25
Xico,
Quando descambo pras bandas de Triunfo - conhece? A cidade do Guarany, da rapadura, e agora do teleférico? A serra mais alta de Pernambuco, o clima sempre agradável, a festa do estudante em julho acolhendo um mundo de turistas. Pois é, quando pego a estrada sinto falta. Só dá Jesus, o Senhor e por aí vai. Por coincidência, hoje, ao sair de casa havia um caminhão parado e uma frase já meio apagada:”Ontem eu sonhava. Hoje já nem durmo mais.” Gostei e quis compartilhar. Obrigada por suas crônicas.
Mimi
Comentário de admin — 1 de Junho de 2008 @ 19:26
Dr.Alessandro ,achei fantástica a crônica ou critíca ,não sei bem como me expressar porque sou leiga no assunto ,e apesar de pouco estudo gosto de ler esses tipos de artigos .Mas enfim ,o artigo que li foi sobre “ADOÇANTES” ,do dia 25/05/08 no jornal de Atribuna .Foi muito bem esclarecida a mensagem e a partir dai ,entendi perfeitamente a questão “ADOÇANTES” .Vim aqui agradeçer e dar os parabens pelo belo trabalho . Sem mais .
Muito obrigada mesmo.
Laudiceia
Comentário de admin — 1 de Junho de 2008 @ 19:27
Cara Sandra,
Poxa! Até que enfim encontrei alguém cujos pensamentos em relação ao tão surpeendente “Dia dos Namorados” corroboram com os meus.
Fiquei feliz ao folhear as páginas de A Tribuna em pleno Domingo e me deparar com o artigo: “Ufa! Foi-se o dia dos namorados”.
Sem mais delongas, amada Sandra Maia, fica aqui registrado meu sincero apreço por sua destemida disposição em publicar palavras que parece até terem brotado do meu próprio coração.
Que Deus te abençoe.
Aline Claudia
Comentário de admin — 15 de Junho de 2008 @ 18:46
15.06.2008 – A Tribuna – Cópia para: Sandra Maia – smaia@brpress.net
COISAS DO AMOR – Lendo a coluna da Sandra Maia de 15.06.08, neste jornal, senti-me bem mais aliviado quando ela narra usando a linguagem da razão sobre a obrigatoriedade de presentear nossos pares.
A colunista aproveitou o Dia dos Namorados para mostrar a difícil tarefa de agradar as pessoas com as quais convivemos por que na ânsia de faturar mais, o mercado impõe as regras de presentear alguém. E o povo aceita.
Sou contra o tipo de presente com data marcada num jogo tipo “toma lá dá cá”. E nesse interesse vem a comemoração do dia da mulher, das mães, dos pais, das crianças, de Natal, do casamento, de namoro, de noivado e tudo mais que a inspiração comercial puder inventar.
Parabéns a jornalista de início citada pela feliz idéia de mostrar que para presentear como ela mesma disse é: “Quando quero surpreender e ponto. Não precisa vir nada em troca”.
CLARINDO JOSÉ SPERANDIO
Comentário de admin — 15 de Junho de 2008 @ 18:47
Parabéns mais uma vez pelas tão importantes crônicas que escreve no Jornal A Trbuna aos domingos…. todas são maravilhosas e como já te falei em outra mensagem, aprendo muito com você….
A de ontem estava divina … parece que você cava a profundidade das pessoas para saber tão bem do “eu” de cada uma delas.
Que Deus lhe dê cada vez mais sabedoria e percepção para se tornar ainda melhor em tudo o que faz.
Parabéns!!! e meu especial abraço.
Comentário de Lúcia Cerutti — 24 de Junho de 2008 @ 10:11
ara Sandra Maia, há tempos leio seus artigos, e eles me foram úteis em momentos diversos, de alegria e de tristeza.
Sempre fui avesso a namoro. Dizia pra todos que o dia que encontrasse a pessoa ideal, namoraria e me casaria. Pensei ter encontrado, aos 32 anos, o amor da minha vida. De acordo com meus planos, agora era só regar a plantinha e colher os frutos. Mas a vida nos prega peças. E essa foi mais uma das suas.
Terminei há 3 meses um relacionamento de 3 anos. Fiz planos….e, uma semana antes de terminar, ela dizia que me amava.
Terminamos.
No começo, acreditei (só eu) que seria um tempo. Não foi. Hoje, 3 meses depois, descobri que ela está namorando outro.
No começo, tive muita dificuldade de entender isso: como pode? ela nao me amava há pouco tempo? como pode já amá-lo?….
A dor era tante que, confesso, pensava em morrer. Imaginava sofrer um acidente e de como aquilo seria bom. Sofri um assalto e tive uma arma apontada na cabeça. Esboçei reação e ameaçaram me matar. Naquela hora, nao tive medo. Estava com tanta dor que se me matassem, pensava eu, estariam fazendo um favor. Nao o fizeram. Graças a Deus.
Em momentos difíceis, sempre leio e releio seus artigos. Tenha certeza: você faz um belo trabalho. Já encontrei ânimo e esperança em suas palavras. Obrigado. Orgulhe-se do que faz. Seu trabalho ajuda muitas pessoas, e acredito que salve vidas. Pode acreditar.
É isso, gostaria que soubesse que você me ajudou muito. Nao posso dizer que estou curado, mas quando dói muito, leio e releio seus textos, e passo a entender e aceitar que a vida nao é perfeita, que não é um conta-gotas, em que possamos escolher: 2 gotas de tristeza, 1 de solidão, 9 de amor, 12 de sexo…..
Parabéns.
Att. Sérgio Martins.
Comentário de Sérgio Martins — 24 de Junho de 2008 @ 10:12
Sandra, bom dia!!
Li, e achei muito bom seu artigo “Ufa! Foi-se o dia dos namorados”, escrito no A Tribuna, domingo (15/06/08). Suas palavras foram muito bem colocadas no texto, traduzindo o que é uma realidade. Muito bom, parabéns!
Tenha uma ótima semana.
Atenciosamente,
Evandro José Campos.
Comentário de Evandro José Campos — 24 de Junho de 2008 @ 10:13
Evandro querido – obrigada pelo carinho. Esse tema realmente – chama a atenção!
Um abraço.
Sandra Maia
Comentário de Sandra Maia — 24 de Junho de 2008 @ 10:14
Cara Sandra Maia, há tempos leio seus artigos, e eles me foram úteis em momentos diversos, de alegria e de tristeza.
Sempre fui avesso a namoro. Dizia pra todos que o dia que encontrasse a pessoa ideal, namoraria e me casaria. Pensei ter encontrado, aos 32 anos, o amor da minha vida. De acordo com meus planos, agora era só regar a plantinha e colher os frutos. Mas a vida nos prega peças. E essa foi mais uma das suas.
Terminei há 3 meses um relacionamento de 3 anos. Fiz planos….e, uma semana antes de terminar, ela dizia que me amava.
Terminamos.
No começo, acreditei (só eu) que seria um tempo. Não foi. Hoje, 3 meses depois, descobri que ela está namorando outro.
No começo, tive muita dificuldade de entender isso: como pode? ela nao me amava há pouco tempo? como pode já amá-lo?….
A dor era tante que, confesso, pensava em morrer. Imaginava sofrer um acidente e de como aquilo seria bom. Sofri um assalto e tive uma arma apontada na cabeça. Esboçei reação e ameaçaram me matar. Naquela hora, nao tive medo. Estava com tanta dor que se me matassem, pensava eu, estariam fazendo um favor. Nao o fizeram. Graças a Deus.
Em momentos difíceis, sempre leio e releio seus artigos. Tenha certeza: você faz um belo trabalho. Já encontrei ânimo e esperança em suas palavras. Obrigado. Orgulhe-se do que faz. Seu trabalho ajuda muitas pessoas, e acredito que salve vidas. Pode acreditar.
É isso, gostaria que soubesse que você me ajudou muito. Nao posso dizer que estou curado, mas quando dói muito, leio e releio seus textos, e passo a entender e aceitar que a vida nao é perfeita, que não é um conta-gotas, em que possamos escolher: 2 gotas de tristeza, 1 de solidão, 9 de amor, 12 de sexo…..
Parabéns.
Att. Sérgio Martins.
Comentário de Sérgio Martins — 24 de Junho de 2008 @ 10:20
Sergio querido, que lindas suas palavras! Fiquei emocionada com tanto carinho! São depoimentos como o seu que me fazem continuar a escrever. Me dão força para compartilhar o que vai dentro… Quanto ao seu namoro, a sensação de perda é realmente de morte. E, acho que morre mesmo um algo em nós. Morre a esperança naquela relação, no que poderia ter sido, no que acreditávamos… Mas, depois do luto – saiba – sempre renascemos. E, com esse renascer, vamos nos redescobrindo aos poucos… e, devagarzinho abrindo espaço no coração para um outro… Por isso, nesse momento, tente não se importar muito com o que acontecer com sua ex. Você já tem sofrimento o bastante e, o que leva um outro a tomar determinada atitude – não nos cabe entender… Então, faça um esforço e mude o foco! Pense em você! Faça um novo curso, aprenda uma coisa nova, ocupe seus pensamentos com coisas valiosas… A vida não tem replay… não tem rascunho… viva o luto – faz parte – e depois permita-se recomeçar!
Com carinho,
Sandra Maia
Comentário de Sandra Maia — 24 de Junho de 2008 @ 10:23
Olá Sandra Maia,
sempre leio sua coluna. Gosto muito das mensagens que transmite! Tenho um amigo. Amigo mesmo que tem o vício de rotular os outros. Relembrei de uma situação parecida com a que escreveu. Eu estava de viagem pela primeira vez para a Europa. Ele havia ido pra lá uns dias antes. Eu procurei, conforme ele me orientou, com um prazo de uma semana de antecedência a Polícia Federal para tirar o passaporte. Entretanto, consegui a marcação para apresentar os documentos poucos dias antes da viagem devido a uma sobredemanda naquele período. Enviei um e-mail para ele um pouco aflito, pois eu já havia comprado as passagens e seria um grande prejuízo se não conseguisse tirar o passaporte. Então expliquei e compartilhei com ele o passo a passo: que eram necessários cerca de três dias para a confecção na Casa da Moeda, mais tempo de entrega dos correios, mas que eu estava na expectativa de que daria tempo. Pelas contas que fiz depois de apresentar os documentos na PF daria tempo. Ele só me respondeu, como já havia feito algumas vezes. Dizendo que eu era enrolado! Pra variar! E que não iria dar tempo! E deu tchau dizendo que estava indo naquele momento para a montanha e que eu ficasse no Brasil com os meus rolos. No final das contas, obtive o passaporte com um dia antes do esperado, fiz a viagem à Europa. Tudo isso ocorreu em dezembro de 2007. Em junho agora, ele me liga, dizendo que a irmã dele queria tirar o passaporte e que estava em cima da hora e queria saber como é que eu tinha feito para tirar o meu e como era o trâmite. E se era possível solicitação com urgência. Em vez de retribuir a resposta que ele me dera, expliquei tudinho, sem lembrar a ele as coisas que havia me dito. Engraçãdo que até já estava acreditando que eu era enrolado mesmo. Depois eu me reavaliei, me perdoei e vi que ele exagerou. Eu havia contado o caso para minha Mãe e ela disse para me afastar dele e ficou espantada pela forma que ele havia me respondido na época. Um detalhe importante, durante a viagem: eu caprichava nas fotos dele, procurava fazer o melhor enquadramento. Ele além de ficar com economia, tirava as minhas fotos sem enquadramento e tremidas! Foi tão engraçado! Na Grécia, por exemplo, fomos ao Parthenon. Estava um dia nublado. Estava muito feliz por conhecer o local. E chegamos faltando 15 minutos para fechar. As fotos que eu tirava dele ficaram ótimas. Eu tirava a foto dele e pedia para ele fazer parecido. Ele tirava totalmente fora de ângulo. Eu abaixava para mostrar o enquadramento, e pedia que ele fizesse pra mim mesmo e ele disse que daquele jeito estava bom! “Na cara dura”! Como ele iria para a França depois e eu ficaria mais um dia na Grécia, resolvi voltar à Acrópole. A sorte é que desta vez era um dia de sol e o céu estava completamente azul! Fiz o passeio e fui pedindo a outras pessoas que tirassem fotos para mim. Tinha um casal de namorados fazendo uma ginástica com os braços tentando tirar uma foto deles e me disponibilizei para fotografá-los e sem pedir eles retribuíram. Na frente do Parthenon, havia uma senhora que aparentava uns sessenta anos sentada contemplando o monumento. Curiosamente, só havia ela naquela parte. Fiquei sem graça de pedir! Ela me chamou, perguntou se eu queria tirar uma foto, era dinamarquesa. Claro que queria! Falei para ela que não precisa se levantar. Que podia ser sentado mesmo. Pra minha surpresa, aquela senhora, que nem sabia o nome não só se levantou, como também se ajoelhou. Nossa, ela parecia um anjo! As duas fotos que ela fez ficaram ótimas! Depois ainda ficamos conversando sobre o monumento, ela me deu uma aula de arquitetura e história da arte! Voltando pro Brasil, me lembrei de uma série sobre Filosofia que passou no Fantástico que citou o Spinoza cuja mensagem era mais ou menos assim: há pessoas que nos deparamos em nossa vida que nos fazem sentir bem, que promovem nosso crescimento! Outras, entretanto, nos fazem o oposto. Destas, seria recomendável nos afastarmos! Tentei me afastar desse meu “amigo” nesses meses, mas não consegui! Lendo hoje sua coluna Sandra, compreendi que quando estava preocupado com o passaporte deveria ter falado com minha Mãe. Quando queria tirar as fotos, deveria ter pedido outra pessoa.Com ele é bom só tomar café nos intervalos do trabalho, falar de política e ir ao bar de vez em quando! Viajar com ele, primeira e última vez! Continuamos amigos, mas não para viagens!
Obrigado pela atenção!
Parabéns pelo seu trabalho!
André.
Comentário de André — 24 de Junho de 2008 @ 10:34
Oi Xico!
Trago notícias daqui de Recife. O CDU/Várzea, meu querido, continua o mesmo!. É
um verdadeiro vale brinde encontrá-lo justamente quando estamos na parada!!!.
Porém, nunca mais subirei nele da mesma forma e acredito que hoje tenho até
boas lembranças daquele ônibus que eu pegava, exatamente às 13h, voltando do
estágio, lá no Recife Antigo, cheia de fome e de livros pra aula das 14h.
Quando perdia o danado, era um desespero atravessar a Maurício de Nassau
naquele sol massa, que botava à prova meu protetor solar FPS/UVB 50.
Naquele mesmo ônibus, “no aquém e além das catracas”, vi muita coisa também.
Lembro-me de uma menina, também estudante da Federal, que religiosamente
lanchava iogurte com sanduíche de queijo. Eu enjoava só de vê-la comer a mesma
coisa todo santo dia, mas acho que deve ter valido a pena pra ela!. Sem falar
nos tantos outros que nem isso tiveram naquela hora do almoço; dos meninos que
vendiam pipoca e que ainda vendem; dos outros que enrolavam a barriga com
aquela gororoba pra não desmaiar na aula do primeiro horário que falava sobre
marxismo. Pesava a consciência do burguês rosado!. Eu não comia porque não
tinha tempo. Muitos sequer tinham este consolo!.
Que bom Xico, que entre um prato e outro, que faltou e que te deram, você teve
a oportunidade de conhecer o peso das palavras, a concretude de um poema “como
sustância da humanidade”. Eu acredito nisso! Eu acredito no poder das
metáforas! Eu não acredito nesta realidade aparente! Por isso leio as suas
crônicas que, não apenas cantam o Nordeste e o Recife, mas, principalmente,
porque falam de um mundo em contradição.
Hoje o famoso CDU/Várzea não passa mais no Antigo. No lugar dele botaram o Dois
Irmãos Rui Barbosa, que leva, no mínimo, uma hora e meia do Recife Antigo até a
UFPE. Há também o Cidade Universitária/ Via TRT, que, reza a lenda, passa de 50
em 50 minutos e tem uma parada bem em frente ao CEU. Quanto ao Radial/CDU, esse
eu realmente não cheguei a conhecer!rsrsrs, deve ter se acabado faz tempo!. Mas
se há uma coisa que não se acaba nunca, Xico, é o cheiro de galeto daquele bar
de esquina na Madalena. Continua o mesmo desde o começo do século XX!!!!!!.
Inesquecível! Inconfundível!… e eu que pensava que era a única que sentia
aquele cheiro maravilhoso, me enganei redondamente!… enche a gente de fome,
de poesia e de vontade de mudar!
Adorei Xico!
Bom São João!
Beijos Cecília.
Comentário de admin — 24 de Junho de 2008 @ 23:06
Olá Sandra Maia,
sempre leio sua coluna. Gosto muito das mensagens que transmite! Tenho um amigo. Amigo mesmo que tem o vício de rotular os outros. Relembrei de uma situação parecida com a que escreveu. Eu estava de viagem pela primeira vez para a Europa. Ele havia ido pra lá uns dias antes. Eu procurei, conforme ele me orientou, com um prazo de uma semana de antecedência a Polícia Federal para tirar o passaporte. Entretanto, consegui a marcação para apresentar os documentos poucos dias antes da viagem devido a uma sobredemanda naquele período. Enviei um e-mail para ele um pouco aflito, pois eu já havia comprado as passagens e seria um grande prejuízo se não conseguisse tirar o passaporte. Então expliquei e compartilhei com ele o passo a passo: que eram necessários cerca de três dias para a confecção na Casa da Moeda, mais tempo de entrega dos correios, mas que eu estava na expectativa de que daria tempo. Pelas contas que fiz depois de apresentar os documentos na PF daria tempo. Ele só me respondeu, como já havia feito algumas vezes. Dizendo que eu era enrolado! Pra variar! E que não iria dar tempo! E deu tchau dizendo que estava indo naquele momento para a montanha e que eu ficasse no Brasil com os meus rolos. No final das contas, obtive o passaporte com um dia antes do esperado, fiz a viagem à Europa. Tudo isso ocorreu em dezembro de 2007. Em junho agora, ele me liga, dizendo que a irmã dele queria tirar o passaporte e que estava em cima da hora e queria saber como é que eu tinha feito para tirar o meu e como era o trâmite. E se era possível solicitação com urgência. Em vez de retribuir a resposta que ele me dera, expliquei tudinho, sem lembrar a ele as coisas que havia me dito. Engraçãdo que até já estava acreditando que eu era enrolado mesmo. Depois eu me reavaliei, me perdoei e vi que ele exagerou. Eu havia contado o caso para minha Mãe e ela disse para me afastar dele e ficou espantada pela forma que ele havia me respondido na época. Um detalhe importante, durante a viagem: eu caprichava nas fotos dele, procurava fazer o melhor enquadramento. Ele além de ficar com economia, tirava as minhas fotos sem enquadramento e tremidas! Foi tão engraçado! Na Grécia, por exemplo, fomos ao Parthenon. Estava um dia nublado. Estava muito feliz por conhecer o local. E chegamos faltando 15 minutos para fechar. As fotos que eu tirava dele ficaram ótimas. Eu tirava a foto dele e pedia para ele fazer parecido. Ele tirava totalmente fora de ângulo. Eu abaixava para mostrar o enquadramento, e pedia que ele fizesse pra mim mesmo e ele disse que daquele jeito estava bom! “Na cara dura”! Como ele iria para a França depois e eu ficaria mais um dia na Grécia, resolvi voltar à Acrópole. A sorte é que desta vez era um dia de sol e o céu estava completamente azul! Fiz o passeio e fui pedindo a outras pessoas que tirassem fotos para mim. Tinha um casal de namorados fazendo uma ginástica com os braços tentando tirar uma foto deles e me disponibilizei para fotografá-los e sem pedir eles retribuíram. Na frente do Parthenon, havia uma senhora que aparentava uns sessenta anos sentada contemplando o monumento. Curiosamente, só havia ela naquela parte. Fiquei sem graça de pedir! Ela me chamou, perguntou se eu queria tirar uma foto, era dinamarquesa. Claro que queria! Falei para ela que não precisa se levantar. Que podia ser sentado mesmo. Pra minha surpresa, aquela senhora, que nem sabia o nome não só se levantou, como também se ajoelhou. Nossa, ela parecia um anjo! As duas fotos que ela fez ficaram ótimas! Depois ainda ficamos conversando sobre o monumento, ela me deu uma aula de arquitetura e história da arte! Voltando pro Brasil, me lembrei de uma série sobre Filosofia que passou no Fantástico que citou o Spinoza cuja mensagem era mais ou menos assim: há pessoas que